sábado, 27 de abril de 2024

EM ALTO E BOM SOM

A VIDA É COMO UM LIVRO. É PRECISO LER ATÉ O FINAL PARA SABER COMO ACABA.

O Lira que se exibiu para as câmeras no programa de Pedro Bial não é o mesmo que se reuniu a portas fechadas com Lula no último domingo. Enquanto o Lira da ribalta insinua que o coordenador político do Planalto é incapaz de todo, o Lira das sombras se revela capaz de tudo. 
Embora esteja descendo a ladeira de uma presidência em fim de ciclo, o imperador da Câmara ainda é dono da pauta do plenário e pode infernizar o segundo ano de um governo que mantém um olho na inflação dos alimentos e outro na curva descendente das pesquisas. 
Minoritário no Legislativo e num esforço para resgatar a pauta econômica do seu governo, Lula cede uma vez mais à chantagem, e a ocultação do código de barras de Lira é parte do preço. Em café da manhã com jornalistas, o petista tratou seu encontro privado como "uma conversa entre dois seres humanos" e disse que não deve nada a ninguém, muito menos explicações. 
Na campanha, Lula prometeu colocar a tropa que migrou do mensalão e do petrolão para o orçamento secreto em marchar numa cadência republicana; eleito, ele nem sequer tentou.

Algumas pessoas andam com o som nas alturas para anunciar sua aproximação a tempo do sócio de cama se vestir e sair calmamente pela porta da frente. E se, além de cornudo, o fiduma é motoqueiro, o silencioso da moto é removido sempre que um novo galho lhe enfeita a testa, para garantir que toda a vizinhança saiba da novidade. 

Ruídos súbitos e muito altos — como o de motocicletas com escapamentos modificados, falhas na alimentação e cortes do giro do motor — podem causar danos imediatos e irreversíveis. Você tem todo o direito de ouvir rap, funk ou outra merda qualquer "no último volume", mas também tem a obrigação de usar um fone de ouvido, porque o direito de cada um termina onde começa direito de "cada outro".

Passando ao mote desta postagem, se um arquivo de áudio fica inaudível ou toca muito baixo, mesmo com o controle de volume no máximo, verifique se você não ativou acidentalmente o Modo Não Perturbe ou não baixou o volume do celular. Se o problema não for esse, reconfigure o volume em Configurações > Som e Vibrações > Volume de Mídia. Se nem isso resolver, veja se o alto-falante externo não está obstruído (experimente usar o fone de ouvido; se funcionar, você descobriu o vilão da história).

Se nada disso funcionar, o jeito será recorrer a apps de terceiros. Volume Booster, que pode ser baixado gratuitamente da Play Store, promete aumentar som bruto do celular em até 60% (além de oferecer um equalizador simples, mas funcional), e o GOODEV, contornar os ajustes padrão do Android de modo a aumentar o volume além dos limites pré-definidos. 

Para iPhone, o Equalizer+ oferece diversos ajustes que melhoram a experiência sonora — existe um app homônimo para Android, mas não se trata de uma versão do mesmo produto, e sim de um software desenvolvido por outra empresa.

Observação: Aumentar exageradamente o volume do celular pode danificar os alto-falantes, os fones de ouvido e os tímpanos do usuário. Portanto, use o recurso com moderação.