segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dicas

Ainda que o Correio Eletrônico e o Messenger sejam úteis tanto no ambiente doméstico quando no de trabalho, muitas empresas não vêem com bons olhos quem costuma papear com os amigos e reencaminhar correntes, apresentações, piadinhas e outras frivolidades durante o expediente e por isso restringem o acesso a esses programas e/ou limitam o tamanho dos arquivos que podem transferidos via e-mail, por exemplo. Todavia, existem situações de exceção nas quais pode ser justificável contornar essas proibições, razão pela qual é bom saber como fazê-lo.
Vale ressaltar que este Blog não se presta a oferecer dicas “do mal” ou incitar quem quer que seja a praticar atos “moralmente condenáveis”, antes pelo contrário. No entanto, certas informações são como plano de saúde; melhor ter e não precisar usar do que precisar usar e não ter. Além disso, uma faca de cozinha tanto pode ser um simples utensílio doméstico quanto uma arma letal, dependendo da intenção de quem a tiver nas mãos.
Feita essa ressalva, passemos às dicas:

– Se sua empresa veta programas de mensagens instantâneas e você não abre mão de um bate papo com seus contatos do MSN (no horário do almoço, evidentemente), experimente o Meebo (http://www.meebo.com/). O serviço é espartano, mas permite acessar comunicadores como o Messenger, o ICQ, o Google Talk e o Yahoo! Messenger a partir de uma janela da web, de forma mais discreta que nos comunicadores tradicionais – o que pode ser muito útil naquelas “raras ocasiões” em que o bate-papo avança pelo horário do expediente.

– Para contornar limitações no tamanho dos arquivos anexados aos e-mails, o site http://www.mailbigfile.com/ pode ser uma boa alternativa: abra a página, faça o upload (o arquivo pode ter até 100 MB), informe o endereço eletrônico do destinatário e, em poucos segundos, ele receberá um e-mail com o link para baixar o arquivo para seu próprio computador. Se preencher também os campos opcionais, você poderá enviar um recadinho ao destinatário e/ou receber um e-mail de controle. O serviço é gratuito, embora haja também uma versão paga (mais rápida e completa).

Amanhã a gente continua.
EM TEMPO: Amanhã é dia de “Patch Tuesday”, e a Microsoft deve liberar seis correções de segurança. Vamos atualizar o sistema, pessoal.