quinta-feira, 3 de março de 2011

Mata, que é bicho!

Seu computador está apresentando um comportamento estranho, mas seu antivírus se finge de morto? Quem sabe um serviço online possa resolver o problema.

O Live OneCare, da Microsoft, varre o sistema em busca de softwares mal intencionados e limpa os arquivos infectados (ou faz recomendações para os que não conseguir limpar). Além disso, ele identifica eventuais portas abertas que possam expor sua máquina a ataques on-line. Você pode comandar uma verificação rápida (que apenas examina as áreas mais comumente infectadas por vírus, spyware, trojans e worms) ou completa (recomendável, mas bem mais demorada). Depois de aceitar o contrato de licença, autorizar a descarga dos controles ActiveX, é só aguardar – não se preocupe em criar um ponto de restauração, pois o serviço irá fazê-lo automaticamente.

O Panda ActiveScan também varre o sistema em busca de vírus, trojans, ferramentas de hacking, jokes e riscos de segurança, podendo detectar até mesmo alguns malwares desconhecidos. Basta pressionar o botão “Scan your PC now” para instalar o plug-in, escolher o drive a ser verificado e aguardar até que a ferramenta conclua o trabalho.

HouseCall atua de maneira semelhante, e além de neutralizar vírus, trojans e outros malwares, ele identifica e sugere correções para possíveis problemas no firewall e outras vulnerabilidades no sistema. Como sua varredura é minuciosa, o processo pode ser bastante demorado, sendo recomendável executá-lo quando você tiver disponibilidade de tempo e seu computador estiver ocioso.

Já o AVIRA ANTIVIR RESCUE SYSTEM atua mesmo quando o boot não se completa. Nesse caso, você deve fazer o download do arquivo em http://row.avira.com/pt-br/support/support_downloads.html (a partir de uma máquina funcional, evidentemente) e criar um CD de Boot. Feito isso, acesse o SETUP do PC problemático, ajuste a seqüência de o boot para procurar os arquivos de inicialização primeiro no drive de mídia óptica, salve e encerre. Em seguida, insira o disco na gavetinha e reinicie o sistema. Quando a tela inicial do Avira se abrir, altere o idioma para Português (à direita, no topo da tela), clique em Iniciar Verificador e deixe o programa trabalhar (dependendo do tamanho do seu HD e o volume de arquivos armazenados, o processo pode levar horas).

Boa sorte.
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