quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Image Resizer

Dias atrás, fuçando a Web, deparei com uma notícia dando conta do “desaparecimento” dos Power Toys (conjunto de ferramentas criado – mas não suportado – pela Microsoft para implementar ajustes avançados no Windows sem a necessidade e o risco da edição manual do Registro). Como eu recomendei esse “pacote” em diversas oportunidades, fui até uma dessas postagens, segui o link e constatei que ele ainda funciona.
Na página em questão, você encontrará 14 programinhas que devem ser instalados individualmente. O TweakUI, por exemplo, cria uma interface que permite implementar (e reverter facilmente) diversas configurações mediante poucos cliques do mouse. Outra opção interessante é o Image Resizer – para redimensionar arquivos de imagens mediante um atalho no menu de contexto.
Desenvolvidos para o XP, esses programinhas não são compatíveis com as versões mais recentes do Windows (daí o foco da notícia que eu li), mas o Image Resizer foi recriado por Brice Lambson (para mais informações e download, clique aqui).
Como o programinha ainda está em fase “alfa”, é recomendável clicar em “Image Resizer 2.1” e baixar a versão anterior (que também está disponível para 32 e 64 bits). Note que a instalação não cria um ícone na Área de Trabalho ou em “Todos os programas”; para utilizá-lo, dê um clique direito num arquivo de imagem qualquer e, no menu de contexto, selecione a opção desejada.
Resize Pictures” oferece quatro tamanhos, de “Mobile Device” até “Large”; se nenhum deles lhe agradar, clique em “Advanced” para acessar a opção “Custom”, que não só permite definir dimensões personalizadas como também exibe duas caixas: a primeira, “Make Pictures smaller but not larger”, obriga sempre a diminuir o tamanho da imagem, jamais aumentar (uma sábia providência, pois ampliar imagens costuma levar a uma séria perda de qualidade); a segunda, “Resize the original pictures (don’t create copies)”, permite escolher entre redimensionar a imagem nas dimensões desejadas ou criar uma nova cópia (situação em que o arquivo original não será modificado).

Observação: Lambson não fornece muitas informações sobre o programa – nem mesmo quais formatos de arquivo de imagem são suportados –, mas você pode encontrar ajuda nas páginas de discussão (http://imageresizer.codeplex.com/discussions).  

Bom dia a todos e até mais ler.
Postar um comentário