quarta-feira, 1 de outubro de 2014

WINDOWS 9 e CUIDADOS COM O HD

NÃO QUESTIONE OS ANOS QUE VOCÊ VIVEU, MAS SIM O INSTANTE DO QUAL USUFRUI AGORA.

Conforme antecipamos no último dia 8, a Microsoft deve anunciar o Windows 9 na próxima semana, durante um evento em São Francisco, EUA. De acordo com o andar da carruagem, a versão comercial, pronta e acabada, deve mesmo chegar já em 2015.

Mudando agora de pato para ganso, o computador opera a partir da interação de dois segmentos distintos, que são o hardware e o software. O primeiro remete à parte física da máquina e o segundo, aos programas.
A despeito de o processador ser tido e havido como o cérebro do PC, todos os demais componentes têm sua importância, ainda que em maior ou menor grau (para saber mais, clique aqui), e os HDs não são exceções. Embora esses drives não sejam tão delicados e susceptíveis a problemas quanto eram nos anos 90, eles ainda são dispositivos eletromecânicos e temem umidade, mofo, picos de energia, solavancos e maus tratos que tais.
No caso dos desktops, prolongar a vida útil do disco rígido não exige mais do que manter o gabinete num local seco e ventilado, ligar o cabo de alimentação a um no-break ou estabilizador de tensão responsável e fazer uma faxina em regra a cada seis meses (se você nunca abriu seu case, não faz ideia de quanta sujeira se acumula sobre as placas, drives, módulos e, principalmente, nos microventiladores). Já nos notebooks os riscos são maiores, durante o uso trânsito: uma queda, um solavanco mais forte ou um temporal imprevisto e está feita a caca.
Embora esses gadgets tenham sido desenvolvidos para facilitar a vida de quem precisa de mobilidade e portabilidade, convém sempre desligá-los (ou usar a função HIBERNAR) antes de transportá-los numa mochila ou no porta-malas de um automóvel.
Um ótimo dia a todos.