terça-feira, 18 de novembro de 2014

WHAT'S MY COMPUTER DOING?


Adicionar legenda
PERDER FAZ PARTE DO JOGO. SÓ NÃO PODE VIRAR HÁBITO.

Seu PC fica lento sem motivo aparente? O LED do disco rígido pisca insistentemente, mesmo com todas as janelas fechadas? Será que o sistema foi infectado?
Antes de arrancar os cabelos, tenha em mente que sintomas como esses sugerem a ação de malware, mas também podem decorrer de “causas naturais”, como uma varredura antivírus ou a desfragmentação do HD em segundo plano, por exemplo.
O Gerenciador de Tarefas pode ajudá-lo a analisar os processos e serviços que rodam em segundo plano, mas como ele os lista pelos nomes dos executáveis ou por abreviações enigmáticas – como csrss.exe ou IMF.exe, por exemplo –, fica difícil descobrir o que cada um faz e se realmente deveria estar ali, razão pela qual eu recomendo os freewares Process Explorer e Process Hacker, que são mais fáceis de usar e mais pródigos em informações do que a ferramenta nativa do Windows. Mesmo assim, não abro mão do What’s my Computer Doing (para mais informações e download, clique aqui).
Esse simpático aplicativo gratuito roda no XP, Vista, 7 e 8 e monitora em tempo real tudo que acontece no background do sistema. Basta selecionar um item para obter informações – nome, local de instalação, data e horário da criação, instalação e inicialização, versão, detalhes sobre o fabricante, problemas conhecidos, etc. – ou usar os botões da coluna à direita para acessar as propriedades do elemento suspeito, submetê-lo ao Kaspersky ou ao VirusTotal, e por aí vai.
Abraços e até mais ler.

Em tempo: Os processos csrss.exe e IMF.exe não são malwares, mas sim parte integrante do Windows e do IObit Malware Fighter, respectivamente.
Postar um comentário