terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

SEU WINDOWS NOVO DE NOVO COM O FIX-IT E O ALL-IN-ONE WINDOWS REPAIR

EM TERRA DE CEGO, QUEM TEM UM OLHO É CAOLHO.

Em meados de 2009, a Microsoft criou um programinha chamado FIX-IT. Inicialmente, ele se destinava a proteger usuários do MS Office de ataques virtuais, mas acabou por se transformar numa espécie de “central de correção de erros” para o Windows e demais produtos da empresa.
Mais adiante, por qualquer motivo incerto e não sabido, o aplicativo sumiu do mapa, ou melhor, passou a ser oferecido como serviço online – que também desapareceu por uns tempos, ou pelo menos assim me pareceu, pois eu consegui encontrá-lo enquanto rascunhava esta postagem em http://support2.microsoft.com/fixit/
Utilizar esse serviço é muito fácil: basta selecionar a categoria em que seu problema se encaixa, definir o que você deseja fazer e visualizar – ou executar – as soluções propostas (veja detalhes na figura que ilustra esta postagem).
Outra ferramenta muito legal – embora não tão simples de usar – é o freeware ALL-IN-ONE WINDOWS REPAIR, que realiza uma série de análises básicas no Windows (do XP em diante), faz backups importantes e oferece uma lista de opções de correção que podem resolver os mais variados problemas.
Feito o download, dê duplo clique sobre os arquivos de instalação e siga as instruções do assistente – lembre-se de desmarcar os componentes extras, caso não queira que eles sejam instalados. Se a situação do seu sistema justificar, siga os 5 passos na ordem indicada na interface; caso queira apenas se familiarizar com os recursos disponíveis, pule as guias opcionais e clique em REPAIRS, que disponibiliza 32 possibilidades (mais alguns subitens que são exibidos quando se dá um clique no sinal de adição ao lado de alguns dos itens principais). Selecionado qualquer um deles, você obterá uma descrição minuciosa no painel à direita; se souber quais correções resolverão seus problemas, desmarque todas as caixas e remarque as que correspondem às soluções adequadas; não tiver certeza, clique em DEFAULTS para selecionar somente as opções que possam se aplicadas com segurança, sem risco de efeitos colaterais (sempre que possível, fuja de correções em fase BETA).
A aba SETTINGS dá acesso a ajustes adicionais e TWEAKS e oferece outros softwares do mesmo fabricante para download. Se quiser, marque a opção RESTART/SHUTDOWN SYSTEM WHEN FINISHED e em selecione RESTART ou SHUTOWN para o computador ser reiniciado ou desligado automaticamente após a aplicação das correções.
O All-in-One Windows Repair proporciona melhores resultados quando executado no modo de segurança com suporte a rede ou depois de o Windows ser reiniciado mediante um boot limpo  para saber como fazer isso, pressione o botão HOW TO CLEAN BOOT? (oriente-se pela figura à direita). 
Já o modo de segurança carrega o Windows com um conjunto limitado de arquivos e os drivers básicos para a execução do sistema. Para convocá-lo, reinicie o computador e pressione intermitentemente a tecla F8 antes de o logo o sistema ser exibido. Na tela Opções de Inicialização Avançadas, use as teclas de direção para realçar a opção de modo de segurança desejado (com suporte a rede, no caso), pressione Enter e faça logon com sua conta de administrador. Para sair do modo de segurança, reinicie o computador e deixe o Windows carregar normalmente.
Como seguro morreu de velho, não deixe de criar um ponto de restauração do sistema antes de utilizar o All-in-One, a despeito de a própria ferramenta se encarregar de criar um backup do registro antes de proceder a quaisquer alterações (a menos que você modifique essa configuração).
Espero ter ajudado.

Abraços e até mais ler.



Postar um comentário