quarta-feira, 4 de março de 2015

COMO RECUPERAR A SENHA DE LOGON DO WINDOWS

A DESCONFIANÇA É A MÃE DA SEGURANÇA.

Complementando o que foi dito nas postagens anteriores, o UAC (User Account Control), que gera uma tela de confirmação a cada ação que necessita de permissão administrativa, foi implementado com vistas a incentivar os desenvolvedores a criarem programas que dispensem o uso de recursos que transcendam as contas limitadas. Caso você se sinta incomodado com suas constantes mensagens, basta acessar o Painel de Controle, clicar em Contas de Usuário > Alterar configurações de Conta de Usuário, mover o controle deslizante para a posição Nunca notificar, dar OK e reiniciar o computador (para reativar o recurso, siga os mesmos passos e mova a barra deslizante para a posição anterior; veja detalhes nesta postagem). 
Convém ter em mente que a senha de logon está longe de ser uma muralha intransponível – há diversas maneiras de quebrá-la; em cenários extremos, basta remover o HD e instalá-lo em outra máquina para bisbilhotar seu conteúdo, mas isso agora não vem ao caso.
Para os usuários que compartilham o PC, aqui vai um “heads up”: quem dispuser de uma conta de Administrador terá acesso irrestrito ao sistema e a todos os arquivos de todos os usuários. Então, muito cuidado ao conferir poderes aos demais usuários, mesmo que sejam familiares, pois a experiência mostra que eles dificilmente serão tão cuidadosos quanto você no uso da máquina. 
Passando ao que interessa, esquecer a senha pode dar uma boa dor de cabeça, razão pela qual convém criar um disco de redefinição. Para isso, basta inserir um CD ou DVD na gavetinha (ou plugar um pendrive na portinha USB), clicar em Iniciar/Painel de Controle/Contas de Usuário e Segurança Familiar/Contas de usuário e, no painel à esquerda, selecionar Criar um disco de redefinição de senha e seguir as instruções nas telas.
Já se você for o único usuário do seu PC e quiser economizar alguns segundo no tempo de inicialização, pressione as teclas Windows + R, digite netplwiz na caixa de diálogo, clique em OK, desmarque a opção Os usuários devem utilizar um nome de usuário e uma senha para usar este computador, digite sua senha nos campos apropriados e clique novamente em OK (isso vale para o Seven; se você ainda usa o XP, clique aqui para saber como configurar o logon automático).
Suponhamos agora que você esqueceu sua senha e não dispõe de um disco de redefinição... Se seu sistema ainda é o XP HOME, sopa no mel: basta reiniciar o PC no modo de segurança, logar-se com a conta Administrador (que, por padrão, não exige senha), acessar o Painel de Controle, clicar em Contas de usuários e definir uma nova senha. No XP Pro essa dica não funciona, mas você pode dar um “jeitinho” com o Active Password Changer 3.0.
No Seven, o buraco é mais embaixo, mas você pode sair dessa sinuca de bico seguindo o roteiro abaixo:

1. Reinicie o computador com o DVD de instalação do Seven (clique aqui para saber como alterar a sequência de boot no CMOS Setup, caso necessário);
2. Depois que o instalador carregar, selecione um idioma para a instalação, clique em Avançar e em Reparar o computador, selecione o sistema a ser reparado (geralmente só há um), torne a clicar em Avançar e, na lista de ferramentas de recuperação, selecione Prompt de Comando;
3. Digite copy c:\windows\system32\sethc.exe c:\ e tecle Enter;
4. Digite copy /y c:\windows\system32\cmd.exe c:\windows\system32\sethc.exe e torne a teclar Enter.
5. Digite exit, tecle Enter mais uma vez e reinicie o PC. Na tela de login que será exibida, pressione Shift cinco vezes consecutivas e, no Prompt de Comando, digite net user dê um espaço, digite seu nome de usuário, dê outro espaço, digite a senha que você deseja implementar e tecle Enter (caso não se lembre do seu nome de usuário, digite apenas net user e dê Enter para acessar uma lista com todos os usuários do sistema).
6. Para finalizar, digite exit, reinicie o computador e faça o logon com sua nova senha.

Observação: Se quiser evitar que alguém se valha desse artifício para mudar sua senha, volte ao Prompt de Comando, digite copy /y c:\sethc.exe c:\windows\system32\sethc.exe, dê Enter, digite exit, torne a dar Enter e reinicie o computador.

Quem gosta de boa música não deve perder essa:

 

Um ótimo dia a todos e até mais ler.
Postar um comentário