quinta-feira, 23 de abril de 2015

SEGUNDOS INTERCALARES, JUNHO COM 24 HORAS E UM SEGUNDO, HORÁRIO UTC/GMT

OS DOIS ÚLTIMOS TESOUREIROS NACIONAIS DO PT ESTÃO PRESOS; O ANTES CARISMÁTICO EX-PRESIDENTE NÃO SE ARRISCA A APARECER EM PÚBLICO, E SUA SUCESSORA RIFA O PODER ENTRE SEUS ALIADOS DE OCASIÃO NO CONGRESSO. MESMO ASSIM, ALGUNS FALAM EM "VITÓRIA", POIS HOUVE MENOS GENTE NA MANIFESTAÇÃO DE 15/03 DO QUE NA DE 12/04, IMAGINANDO, TALVEZ, QUE QUEM FOI NA PRIMEIRA E NÃO VOLTOU NA SE ARREPENDEU E PASSOU A APOIAR O GOVERNO. COMO BEM DISSE JOSÉ SARAMAGO, "A CEGUEIRA É UM ASSUNTO PARTICULAR ENTRE AS PESSOAS E OS OLHOS COM QUE NASCERAM; NÃO HÁ NADA QUE SE POSSA FAZER A RESPEITO". 


O próximo dia 30 de junho terá 24 horas e um segundo. Se isso lhe parece bizarro, saiba que segundos adicionais vêm sendo inseridos na contagem oficial do tampo desde 1972, quando foi estabelecido o padrão UTC (sigla, em inglês, de Tempo Universal Coordenado). Curiosamente, esse acréscimo não ocorre em intervalos regulares, como o dia 29 de fevereiro, que dá o ar de sua graça a cada quatro anos: entre 1972/1979 houve nove “segundos intercalares”, mas entre 1999/2005 não houve nenhum.

Essa história tem a ver com o princípio dos relógios de sol, que marcam exatamente o meio-dia somente duas vezes por ano, nos equinócios de outono e da primavera, quando o dia tem duração igual à da noite e, com o sol a pino, a sombra desaparece totalmente sob a haste. Isso significa que os “dias solares” não são todos iguais, embora correspondam ao período de tempo em que a Terra da uma volta completa em torno de seu eixo (se quiser saber mais, clique aqui).

Enfim, aprendemos na escola que o dia tem 24 horas e o ano, 365 e seis horas, daí o acréscimo de um dia ao mês de fevereiro a cada quatro anos. No entanto, a evolução tecnológica permite medições cada vez mais acuradas, e agora se sabe que o ano solar corresponde, em média, a 365,2421897 dias, e cada dia, a 86.400 segundos.  Demais disso, se os jurássicos relógios à corda do século passado eram considerados precisos se atrasassem ou adiantassem até um minuto por dia, a precisão do modelo Precisionist, da Bulova, é de 10 segundo por ano! Isso sem falar nos relógios atômicos, baseados em átomos que "vibram" bilhões de vezes por segundo, e portanto erram no máximo dois nanossegundos por dia ou seja, para adiantar ou atrasar um segundo, um bom relógio atômico demoraria mais de 1 milhão de anos!

Em suma, atualmente utilizamos dois padrões de medição de tempo: o UTC, baseado na emissão de radiação atômica, e o GMT, baseado na movimentação dos corpos celestes. A questão é que a velocidade de rotação da Terra é variável e resulta num aumento de 1,7 segundo por século na duração do dia médio solar, além de uma variação de 4 milésimos de segundo em períodos de 1.500 anos. Daí a necessidade de inserir os “segundos intercalares” à medida que esses pequenos desvios se acumulam.

Passando agora ao âmbito da Informática, esse segundo de acréscimo pode interferir no funcionamento de computadores, notadamente naqueles que executam funções críticas, como gerenciamento de usinas atômicas e cálculo de rotas aéreas, por exemplo, mas é necessário para que os relógios atômicos que indicam o horário oficial não fiquem adiantados. Aqui pelas nossas bandas, o acerto será na noite de 30 de junho, às 20h59m59s, horário que será repetido uma vez antes de avançar para as 21h00m00s.

O Comitê Gestor de Internet no Brasil recomenda aos profissionais da área que façam simulações para ver se e como seus sistemas e programas serão afetados, até porque, em 2012, vários sites acabaram caindo, pois o computador pode travar quando é instruído a realizar uma operação em um segundo repetido. Embora não prevejam problemas graves,  o número de internautas cresce a cada ano, e isso leva a crer que mais usuários podem ser afetados. Como prevenir acidentes é dever de todos, algumas empresas já estão adotando as devidas providências o Google, por exemplo, vem adicionando regularmente milissegundos ao relógio, de modo a “ludibriar” seus servidores por ocasião do evento.

Um ótimo dia a todos e até mais ler.
Postar um comentário