terça-feira, 28 de abril de 2015

WINDOWS 7 E WINDOWS 10 EM DUAL BOOT

NUNCA TROQUE O QUE VOCÊ MAIS QUER NA VIDA PELO QUE MAIS QUER NO MOMENTO. MOMENTOS PASSAM, A VIDA CONTINUA.

Como dito no post anterior, não é por não ter um computador de reserva que você vai deixar de experimentar o Windows 10, caso queira. Mesmo porque é possível manter múltiplos sistemas instalados no mesmo PC e escolher qual será carregado a cada inicialização. Para tanto, se sua máquina não integra um segundo HDD (drive físico), ou você divide seu disco em duas ou mais unidades lógicas, ou cria um disco virtual (VHD).

Observação: Em última análise, esse disco virtual nada mais é do que um arquivo que você irá criar dentro da sua unidade C:. A despeito do nome, não se deve confundi-lo com o Google Drive ou outro serviço de Cloud Storage, como os que comentamos nos dias 16 de março passado e 15 do mês em curso.

Nosso exemplo leva em conta o uso do Seven e do Windows 10 Technical Preview em dual-boot (modalidade de instalação que permite utilizar mais de um sistema operacional no mesmo computador e escolher qual deles deve ser iniciado sempre que o PC é inicializado). Para evitar problemas, deve-se instalar primeiro o sistema mais antigo no caso, o Seven, que requer 16 GB em disco na versão de 32 bits e 20 GB na de 64 bits, embora seja importante criar partições bem maiores, com espaço suficiente para os demais aplicativos (isso não deve ser motivo de preocupação, pois qualquer PC relativamente moderno conta com drives de pelo menos 500 GB).

Antes de qualquer outra providência, baixe o Technical Preview no formato ISO, grave num DVD, HDD USB ou pendrive mais detalhes na postagem anterior e anote a chave de ativação (Product Key), que é exibida na mesma página, acima dos links de download. Em seguida, acesse o CMOS Setup para configurar o boot pelo drive de mídia óptica, e então insira do DVD do Seven na gavetinha, reinicie o computador e siga as instruções do assistente para criar, formatar e ativar a partição primária e instalar o sistema.

Concluída a instalação do Seven, insira a mídia com o Technical Preview na unidade óptica ou porta USB, dependendo de onde a imagem ISO foi gravada e reinicie o computador (não faça a instalação de dentro do Seven, ou você não terá a opção de criar uma segunda partição). Caso surja uma mensagem instruindo-o a pressionar uma tecla qualquer para que a instalação se dê através da mídia removível, faça-o, ou o sistema já instalado será carregado automaticamente, o que não se deseja nesse momento.

Será exibida então uma tela com dois itens listados. O primeiro remete à partição onde o sistema mais antigo foi instalado e o segundo, ao espaço não alocado. Escolha este último, mas não clique em avançar, a menos que queira dedicar todo o espaço não alocado à nova partição. Não sendo o caso, clique em Opções de unidade (avançadas), escolha Novo, digite o tamanho da partição que você deseja criar e clique em Aplicar.

Selecione então a unidade recém-criada e clique em Avançar para completar a instalação. Ao final, reinicie o computador e observe que um novo menu será exibido, no qual você poderá escolher o sistema desejado e teclar Enter. Simples assim.

Amanhã veremos a instalação do WTP num VHD. Abraços e até lá.
Postar um comentário