segunda-feira, 18 de julho de 2016

PARA HACKEAR UMA BMW, BASTA UMA CONEXÃO COM A INTERNET E UM NAVEGADOR

O GOVERNO EXISTE PARA NOS PROTEGER CONTRA TERCEIROS; TENTAR PROTEGER NÓS DE NÓS MESMOS É EXTRAPOLAR SUAS FUNÇÕES.

Sonho de consumo de qualquer aficionado por automóveis luxuosos e possantes, os veículos fabricados pela BMW são conhecidos também pela segurança que oferecem aos usuários. Todavia, nada é perfeito: devido a uma vulnerabilidade no portal ConnectedDrive, com um browser e uma conexão com a internet, alguém que conheça a caminho das pedras pode acessar remotamente as configurações de alguns modelos dessa festejada marca.

De acordo com o site de tecnologia TECMUNDO, Benjamin Kunz Mejri, pesquisador de segurança do Vulnerability Lab, encontrou duas falhas sérias no portal, uma das quais permite o acesso não autorizado ao Número de Identificação do Veículo (VIN, na sigla em inglês), o que cria a possibilidade de o carro associado ao número de chassi específico ser travado ou destravado, além de dar acesso à conta de email do dono e outras informações do sistema de entretenimento do veículo. A segunda falha permite acessar a programação do portal e implantar algum tipo de software malicioso. Para entrar, basta explorar um bug de script na parte de redefinição de senha. Os dois documentos com todos os detalhes técnicos (em inglês) e logs podem ser conferidos aqui e aqui.

Ainda segundo o Tecmundo, a empresa não se pronunciou a respeito, mas há indícios de que esteja trabalhando na solução dos problemas.

Um bom dia a todos e até a próxima.

2 comentários:

Martha disse...

Oi Fernando
Eu já tinha lido sobre isso há algum tempo e nem sei se era o mesmo modelo mas fiquei espantada....
Daqui a pouco não conseguiremos mais fazer nada que seja independente de uma conexão e isso me assusta....
Além da vulnerabilidade imensa, estamos atados a um sistema que pode nos impedir de realizar simples tarefas...não será um retrocesso?
Amo o que a tecnologia pode fazer mas me assusta pensar que para ligar a Net , preciso ver uma atualização de sistema sempre...muito doido!!!
E as coisas simples da vida ? Estamos fadados a seguir o curso da própria web ?
Bjs e obrigada sempre!!!!!

Fernando Melis disse...

Oi, Martha.
É realmente assustador, doutora. Por outro lado, é o preço do progresso, por assim dizer. Aliás, o mundo anda assustador, haja vista o teor de 90% do que é divulgado pela mídia em geral e pelos telejornais em particular. Depois que criei a comunidade onde dou meus para meus pitacos sobre o deplorável cenário político tupiniquim, passei a jantar no horário do JN, para me manter atualizado com as "últimas notícias", mas confesso que, atualmente, isso proporciona mais indigestão do que informação.
Enfim, mais um motivo para resistir ao desejo de adquirir uma BMW na minha próxima troca de carro (risos).
Beijos e até mais, caríssima.