quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Utilidade Pública

"Happy New Year" quer dizer "Feliz Ano Novo", não é mesmo? Nem sempre: às vezes, pode ser um Worm chegando por spam camuflado como um cartão de festas.
Se você receber uma mensagem de correio eletrônico cujo assunto seja "Happy New Year!" e o texto induzi-lo a clicar no arquivo "postcard.exe" que vem como anexo, não o faça - ou irá abrir seu sistema para diversas variantes de códigos maliciosos (Tibs, Nwar, Banwarum, Glowa etc.) e permitir que praga se reenvie automaticamente para todos os destinatários de e-mails armazenados no seu computador.
A empresa de segurança Verisign afirma que essa peste vem sendo amplamente disseminada (à razão de cinco mensagens por segundo, e com tendências a aumentar, embora já estejamos em meados da primeira semana do ano novo).
Convém tomar muito cuidado antes de abrir mensagens que pareçam ser votos sinceros de seus amigos e parentes, especialmente se eles não moram no exterior e não se correspondem com você usando habitualmente o inglês como idioma (mensagens cujo assunto seja algo do tipo "Hi, I'm Fulano de tal" já deveriam fazer acender a luz vermelha do seu desconfiômetro).
A propósito: o termo VÍRUS é usado popularmente para definir qualquer praga virtual, ainda que, tecnicamente, existam diferenças entre as diversas modalidades de malwares conhecidas (Trojans, Spywares etc.). Já o WORM é uma ameaça virtual capaz de se propagar automaticamente, por redes como a Internet, enviando cópias de si mesma de um computador para outro e explorando vulnerabilidades existentes ou falhas nas configurações dos programas.
Muito cuidado, portanto.
Um bom dia a todos e até amanhã.