- Marcas como HP, Epson, Lexmark e Canon são as mais conhecidas e bem conceituadas no mercado nacional. Adquirindo um produto desses fabricantes, é provável que você não tenha problemas na hora de comprar suprimentos ou quando precisar de assistência técncia (mesmo depois do prazo de garantia).
- Não se atenha apenas ao preço do hardware. Os fabricantes vêm barateando as máquinas e procurando "tirar a diferença" no preço dos suprimentos. Em alguns casos, duas trocas de cartuchos já custam tanto quanto a impressora (ou multifuncional) propriamente dita.
- No que diz respeito às multifuncionais, além das especificações técnicas referentes à função de impressão (velocidade, rendimento etc.), é preciso atentar também para aspectos como a resolução (inerente à função de scanner), ampliação e redução (para o modo copiadora) e suporte ao reconhecimento ótico de caracteres (OCR), que é indispensável para quem pretende trabalhar com digitalização de textos.
- Em épocas de transição, como a atual (devido ao recente lançamento do Windows Vista), é de bom checar se o modelo que você pretende adquirir é compatível com o novo sistema operacional da Microsoft (talvez você ainda não o tenha instalado, mas quando o fizer, uma impressora que não tiver drivers adequados poderá não funcionar adequadamente, tornando-se obsoleta antes do tempo).
A propósito: há quem afirme que o uso de cartuchos de tinta "compatíveis" ou remanufaturados em sua impressora implica a perda da garantia. Segundo a Canon, a Epson e a Lexmark, o simples fato de utilizar suprimentos de outra procedência não anula a garantia do equipamento - a menos que a tinta venha a causar problemas à impressora, evidentemente.
Bom dia e bom final de semana a todos.