
Os mashups vêm se popularizando por conta da facilidade de misturar conteúdos online para consumo próprio de dados. Buscadores como o Google e o Yahoo!, portais de e-commerce como Amazon e eBay, serviços destinados a conteúdo do usuário como o Technorati e até mesmo empresas desconhecidas nascidas da onda do mashups começaram a inundar a internet com seus APIs.
Ao integrar o conteúdo feito por você com os mapas oferecidos por serviços como Google Maps ou o Yahoo Maps, por exemplo, é possível criar uma espécie de "quadro de cortiça", onde um clique sobre as "taxinhas digitais" remete o interessado para fotos do local.
Os mashups se baseiam no uso comunitário, até porque um projeto individual pode ser enriquecido com informações de outros usuários ou replicado para outros usos, e a facilidade na localização visual das informações - de grandes jornais ou blogs desconhecidos - torna os mashups feitos em mapas os mais populares da web, segundo levantamento de sites especializados.
O Programmable Web lista 214 serviços online que podem ser integrados livremente entre si, possibilitando a criação de mais de 45 mil aplicações online na teoria - na prática, muitas integrações podem não ter aplicação específica alguma. E esse número deve crescer com a inclusão de serviços que oferecem novas ferramentas aliadas ao aumento no número de APIs disponíveis e na popularização de comunidades onde leigos podem criar e compartilhar livremente seus projetos.
Para que você possa conferir alguns exemplos de mashups populares, o TwitterVision (http://twittervision.com/maps/show_3d) mistura a rede social - onde usuários falam o que estão fazendo - com um mapa em três dimensões do planeta Terra, oferecendo um efeito impressionante: muitas das mensagens publicadas no Twitter são exibidas em tempo real, com indicações da localidade do usuário. Já o Apontador (www.apontador.com.br/produtos/home/index.php) é a empresa de Web 2.0 brasileira que melhor explora a interatividade do usuário sobre um gigantesco mashup (são mais de 5 mil cidades onde a comunidade por incluir pontos como lanchonetes, bares, hospitais e restaurantes e misturar mapas do Google com dados sobre os estabelecimentos).
Bom dia a todos e até amanhã.