quinta-feira, 12 de julho de 2007

Enriqueça seu vocabulário

Mashups, segundo a Wikipédia, são aplicações que combinam conteúdos de mais de uma fonte em uma experiência integrada. Trocando em miúdos, isso significa que aplicações online resultantes da soma de dois ou mais conteúdos ou serviços, juntas, oferecem uma nova função para o usuário.
Os mashups vêm se popularizando por conta da facilidade de misturar conteúdos online para consumo próprio de dados. Buscadores como o Google e o Yahoo!, portais de e-commerce como Amazon e eBay, serviços destinados a conteúdo do usuário como o Technorati e até mesmo empresas desconhecidas nascidas da onda do mashups começaram a inundar a internet com seus APIs.
Ao integrar o conteúdo feito por você com os mapas oferecidos por serviços como Google Maps ou o Yahoo Maps, por exemplo, é possível criar uma espécie de "quadro de cortiça", onde um clique sobre as "taxinhas digitais" remete o interessado para fotos do local.
Os mashups se baseiam no uso comunitário, até porque um projeto individual pode ser enriquecido com informações de outros usuários ou replicado para outros usos, e a facilidade na localização visual das informações - de grandes jornais ou blogs desconhecidos - torna os mashups feitos em mapas os mais populares da web, segundo levantamento de sites especializados.
O Programmable Web lista 214 serviços online que podem ser integrados livremente entre si, possibilitando a criação de mais de 45 mil aplicações online na teoria - na prática, muitas integrações podem não ter aplicação específica alguma. E esse número deve crescer com a inclusão de serviços que oferecem novas ferramentas aliadas ao aumento no número de APIs disponíveis e na popularização de comunidades onde leigos podem criar e compartilhar livremente seus projetos.
Para que você possa conferir alguns exemplos de mashups populares, o TwitterVision (http://twittervision.com/maps/show_3d) mistura a rede social - onde usuários falam o que estão fazendo - com um mapa em três dimensões do planeta Terra, oferecendo um efeito impressionante: muitas das mensagens publicadas no Twitter são exibidas em tempo real, com indicações da localidade do usuário. Já o Apontador (www.apontador.com.br/produtos/home/index.php) é a empresa de Web 2.0 brasileira que melhor explora a interatividade do usuário sobre um gigantesco mashup (são mais de 5 mil cidades onde a comunidade por incluir pontos como lanchonetes, bares, hospitais e restaurantes e misturar mapas do Google com dados sobre os estabelecimentos).
Bom dia a todos e até amanhã.