quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Ganhando espaço

Embora a maioria dos PC modernos costume dispor de muito espaço em disco (memória persistente), o gigantismo dos sistemas, programas e arquivos multimídia atuais consomem cada vez mais gigabytes. Se você é daqueles não joga nada fora, logo não terá onde salvar suas fotos, vídeos e músicas (sem falar que trabalhar com o HD lotado degrada sensivelmente a performance do sistema), razão pela qual convém conhecer alguns paliativos que permitem ganhar muitos megabytes - e ir tocando o bonde até poder comprar um HD maior ou acrescentar um segundo disco ao seu sistema, se for o caso. Confira:
  • O XP usa um sistema de proteção de arquivos (WFP) que permite recuperar a versão original de qualquer arquivo de sistema indevidamente substituído pelo usuário ou por um programa qualquer, mas o armazenamento de todas as dll's (arquivos de biblioteca) e outros arquivos de sistema na pasta System32/dllcache compromete um bocado de espaço no HD. Entretanto, não haverá problema algum se você limitar esse espaço a algo em torno de 50 MB.

  • Para fazer isso, abra o prompt de comando e digite "sfc /cachesize=x" (sem as aspas) - onde o x corresponde ao espaço em MB que você deseja reservar para o cache do Windows (50 MB, na nossa sugestão). Em seguida, elimine os arquivos previamente armazenados no cache digitando "sfc /purgecache" (também sem as aspas). Você irá notar um intensa atividade do HD, já que uma infinidade de arquivos do cache será deletada (se o Windows vier a precisar de algum deles e não o encontrar no cache, pedirá ao usuário que insira o CD de instalação, para localizar e copiar esse arquivo a partir dali).
    O arquivo hiberfil.sys também ocupa centenas de megabytes do HD, espaço que poderá ser liberado desabilitando-se a função de hibernação do Windows (desde que você não a utilize). Para isso, abra o Painel de Controle e, em Opções de energia, escolha Hibernar e desmarque a caixa de verificação ao lado de Ativar Hibernação.
  • Por padrão, o XP reserva 10% do espaço em disco para a Lixeira - o quê, convenhamos, é um desperdício. Para ajustar um tamanho menor, dê um clique direito sobre o ícone da Lixeira e, em Propriedades, arraste a barra deslizante até o valor desejado (quanto maior o HD, menor pode ser o tamanho reservado para a Lixeira - se seu disco oferece 80 ou mais gigabytes, algo em torno de 3% já seria mais do que suficiente).

  • Diminuir o cache do Internet Explorer também ajuda. Para fazer isso, abra seu navegador, clique em Ferramentas > Opções de Internet > Geral > Propriedades de Arquivos temporários da internet e mova a barra deslizante para reduzir o espaço destinado aos arquivos temporários. A propósito, você pode também configurar o Internet Explorer para deletar os temporários sempre que ele for fechado clicando em Ferramentas > Opções de Internet > Avançado e maracando a opção correspondente, disponível no item Segurança.

Bom dia a todos e até amanhã.