segunda-feira, 21 de julho de 2008

Desempenho da navegação

Quando revisitamos um site, o carregamento costuma ser concluído mais rapidamente do que no primeiro acesso, já que os arquivos de internet temporários funcionarem como uma “cache”, armazenando dados para agilizar uma posterior exibição. Assim, ao tornar a requisitar uma página recentemente visitada, o IE pode carregá-la a partir das informações gravadas no disco, sem precisar ir buscar os dados na Web.
Caso você não consiga perceber essa diferença, experimente revisar as configurações de seu navegador. Abra o Internet Explorer, clique em Ferramentas > Opções da Internet > Geral, e, no campo Histórico de Navegação, clique em Configurações.
Repare que existem quatro ajustes possíveis do uso da cache:

1 - "Nunca" - Com essa opção, cada página será lida apenas no primeiro acesso; da segunda vez em diante, será usada a cópia armazenada (embora agilize a navegação, esse ajuste é desinteressante para quem visita páginas que mudam constantemente, porque será necessário clicar no botão Atualizar para efetuar uma nova leitura).
2 - “Sempre que eu visitar a página da web” (talvez a mais interessante) - Nesse caso, a cache será pouco utilizada, e a navegação, mais demorada (tudo será carregado novamente sempre que a página for requisitada).
3 - “Sempre que eu iniciar o Internet Explorer” - Esse ajuste agiliza o carregamento das páginas revisitadas dentro de uma mesma sessão de navegação (ou seja, desde que você não feche o navegador).
4 - “Automaticamente” - Como o próprio nome sugere, essa alternativa deixa o gerenciamento da cache por conta do navegador (mas seus resultados nem sempre são lá muito satisfatórios).

Observação: Arquivos temporários ocupam espaço em disco. Convém deletá-los regularmente (conforme a gente já sugeriu em outras postagens aqui no Blog), bem como adequar o tamanho da pasta às suas necessidades e recursos de seu PC - a Microsoft recomenda algo entre 50 e 250 MB, mas não há problema algum em você utilizar o tamanho máximo permitido (1 GB), desde que seu HD tenha fartura de espaço livre.
Boa semana a todos.