quinta-feira, 24 de julho de 2008

Publicações de TI

Achei mais conveniente responder à pergunta deixada ontem na forma de uma nova postagem, até porque o assunto é complexo e merece umas tantas considerações.
Primeiramente, vale dizer que já não vemos nas bancas tantos títulos quanto víamos há alguns anos, embora o sortimento ainda seja variado, indo de boas publicações de editoras conceituadas a livretos e revistinhas menos conhecidas, sem mencionar um vasto leque de "cursos" e "tutoriais" disponibilizados em mídia óptica. Os preços variam, é claro, e alguns produtos não valem o que custam - como é o caso de muitas daquelas revistas que vêm acompanhadas de CDs com uma coleção de aplicativos e (in)utilitários para os mais diversos fins.
Enfim, em minha modesta opinião, a Info (Abril) é uma das melhores publicações para usuários de computadores domésticos, concorrendo diretamente com a PCWorld (IDG), a PC Magazine (Futuro) e alguns títulos da Digerati (que edita a revista oficial do Vista, comentada na postagem de ontem).
Publicada há mais de 20 anos e contabilizando 270 edições (Agosto/08), a Info nasceu como um apêndice da revista Exame, mas tornou-se logo uma edição independente, competente, responsável, e que respeita o assinante. Suas matérias são muito bem redigidas e diagramadas, além de serem de fácil compreensão. Além disso, a Info mantém um website bastante diversificado, que vale a pena visitar (http://www.info.abril.com.br/).
A PCWorld é igualmente tradicional e bem conceituada, e a edição brasileira nada fica devendo à original norte-americana. Com preço e qualidade (gráfica e editorial) similares aos da Info - mas com menos páginas de anúncios - é uma revista "gostosa" de ler, e seu website (http://www.pcworld.com.br/), sob certos aspectos, chega a ser melhor que o das concorrentes. Pena que a distribuição seja sofrível: as edições nem sempre chegam às bancas na data esperada, e a coisa é ainda pior para os assinantes - eu mesmo desisti de assiná-la devido a recorrentes atrasos; quase sempre era preciso entrar em contato com a Editora para reclamar meu exemplar.
A PC Magazine, por sua vez (versão "tropicalizada" da edição norte-americana), não fica atrás das anteriores, tanto na edição impressa quanto no conteúdo disponibilizado on-line (http://www.pcmag.com.br/). Ela também embute sua dose de publicidade, mas em patamares toleráveis, e seu preço de capa e a qualidade do conteúdo são semelhantes aos das demais. Só não sei dizer como a coisa funciona para os assinantes, porque todos os exemplares que possuo dessa revista foram comprados diretamente do jornaleiro.
Já para usuários experientes, técnicos, integradores e outros profissionais da área de TI, a PC&Cia (Saber) é uma opção interessante - aliás, eu cheguei a colaborar em algumas edições, mas deixei de fazê-lo quando sua proposta editorial passou a focar um público mais avançado. Embora essa revista seja um pouco mais cara, seu conteúdo é imperdível para leitores que sejam realmente "do ramo".
Finalmente, mas nem por isso menos importante, cabe mencionar o saudoso Curso Dinâmico de Hardware, que o Robério e eu publicávamos pela Escala, alguns anos atrás. Nossa linguagem simples e acessível para iniciantes - mas que não insultava a inteligência de leitores mais avançados -, combinada com nossos tutoriais amplamente ilustrados (coisa que transportaríamos posteriormente para a Coleção Guia Fácil Informática, que passamos a publicar pela Online) tornaram-se a marca registrada da nossa parceria. E ainda que alguns problemas pessoais tenham impedido que eu continuasse participando da elaboração dos livrinhos, o Robério vem realizando um excelente trabalho.
Acho que era isso aí.
Um bom dia a todos e até mais ler.