
Para remover um item desnecessário do menu de contexto, verifique primeiro se o aplicativo em questão oferece essa possibilidade em suas opções de menus. Caso negativo, a solução é editar o Registro (clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" sem as aspas e clique em OK).
No painel esquerdo do Editor do Registro, localize a chave HKEY_CLASSES_ROOT - que contém dados sobre tipos de arquivos, incluindo os menus contextuais associados a cada um -, navegue até a subchave \Directory\Shell e dê duplo clique em Shell para abrir as chaves adicionais. Cada uma delas corresponde a um comando no menu do botão direito para pastas; você não verá os comandos nativos do Windows (e nem poderá removê-los), mas deverá visualizar os comandos adicionados por outros aplicativos.
Observação: Não custa lembrar que a edição manual do Registro do Windows é uma operação delicada; faça backup da porção que você pretende modificar e crie um ponto de restauração do sistema (sirva-se do campo Pesquisar Blog para mais informações a propósito).
Amanhã a gente conclui.