terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Espera menor ao desligar o PC

Bom seria se o PC ficasse "pronto-para-uso" assim que a gente pressionasse botão de power, da mesma forma como uma lâmpada se acende quando o interruptor é acionado.
Claro que, enquanto isso não acontece, sempre é possível acelerar em alguns segundos o processo de boot e a carga do sistema, conforme já comentamos em outras oportunidades - uma boa idéia é usar o Bootvis, por exemplo (http://www.majorgeeks.com/download.php?det=664), que é um programinha da própria Microsoft destinado a analizar e otimizar os comandos da inicialização.
Mas não são só aqueles "intermináveis minutos" da inicialização que aborrecem: o desligamento do computador também é demorado - o Windows pode levar de muitos segundos a alguns minutos para fazer o logoff, salvar as configurações do usuário, fechar todos os programas e concluir o processo - e a coisa é ainda pior quando algum aplicativo não responde, porque aí o sistema espera mais alguns segundos antes de tentar de novo e avisar o usuário do problema.
Vale lembrar que o desligamento da máquina também pode ser apressado mediante alguns ajustes feitos através do Editor do Registro. Então, se seu PC demora muito na finalização, clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" (se as aspas) e tecle <Enter>. Na janela do Editor, navegue até a chave HKEY_CURRENT_USER\ControlPanel\Desktop e mude o valor de WaitToKillAppTimeout para 1000. Feito isso, troque também para 1000 o valor de HungAppTimeout, feche o Editor e reinicie o computador (caso deseje evitar que o sistema lhe pergunte, durante a finalização, se deseja desativar um aplicativo travado, mude o valor do item AutoEndTasks para 1).
Bom dia a todos e até amanhã.

P.S. - Ontem à tarde, a cidade de São Paulo ficou debaixo d’água (literalmente), e a meteorologia estima que esse quadro possa se repetir nos próximos dias. Assim, além da capa, do guarda-chuva – e da canoa, em certos casos –, lembre-se de proteger seu PC (e demais equipamentos elétricos e eletroeletrônicos) das intempéries. Para tanto, valha-se do campo “Pesquisar Blog” e utilize termos-chave como “temporais”, “raios”, “no-break”, “estabilizador”, “distúrbios” e “rede elétrica”.
Seguro morreu de velho!