quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Malwares e Restauração do Sistema

Se bastam poucos minutos de navegação desprotegida para o internauta ter sua máquina infectada por pragas virtuais (como vírus, worms, rootkits, spywares, trojans e distinta companhia), reparar os danos por elas causados dá trabalho, demanda tempo e é quase impossível de se fazer sem ferramentas específicas - em certos casos, só mesmo formatando o HD e reinstalando o sistema a partir do zero.
Diante desse contexto adverso, não custa salientar (mais uma vez) a importância de se contar com um arsenal de programas de segurança competentes, atualizados, bem configurados e que atuem tanto de forma preventiva quanto corretiva. Vale lembrar também que a remoção de pragas virtuais é um procedimento complexo, mesmo quando contamos com os instrumentos adequados. No XP (como também no ME), pode ser preciso desabilitar a restauração do sistema (use o campo Pesquisar Blog para obter mais informações sobre esse recurso) antes de comandar a varredura, e até mesmo fazê-la no modo de segurança.
Para desativar a restauração do sistema, dê um clique direito em Meu Computador, escolha Propriedades, clique na guia Restauração do Sistema e marque a opção Desativar a Restauração do Sistema em todas as unidades.
Para reiniciar o computador no modo de segurança, normalmente pressionamos a tecla F8 durante o boot (consulte o manual do equipamento ou atente para as informações que são exibidas na tela, durante a inicialização do sistema).

Observação: Ao iniciar o Windows no modo seguro, diversos drivers, módulos, serviços, processos e programas são ignorados, como também a maioria das pragas virtuais que são carregadas para a memória durante a inicialização normal - estando ativas, elas não podem ser removidas pelo antivírus/antispyware.

Feita a varredura e removidos ou neutralizados os eventuais programinhas maliciosos, reinicie o computador no modo normal e siga os passos sugeridos acima para acessar a tela das Propriedades do Sistema e ativar novamente a restauração do sistema.

Tenham todos um bom dia.