sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

De malas prontas?

Pensando em seguir um trio elétrico na Bahia, dançar o frevo em Pernanbuco ou aproveitar o Carnaval para degustar um bom vinho nas Serras Gaúchas? Então tome cuidado, porque a criatividade da bandidagem virtual parece não ter limites: segundo a empresa de segurança McAfee, internautas que compram pacotes para viagens pela Web estão na mira dos crackers. Se você receber um e-mail com um anexo no formato .zip que supostamente é um formulário para a autorização do crédito, fique esperto: esse anexo pode instalar o trojan Zbot, que irá vasculhar seu sistema em busca de senhas e outras informações confidenciais.
Passemos agora ao nosso humor de sexta-feira;
Certa noite, notando que alguém andava sorrateiramente no meu quintal, liguei para a polícia e informei a situação e o endereço. Eles perguntaram se o ladrão estava armado e se já havia alcançado o interior da casa; eu respondi que não. Eles disseram que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível. Minutos mais tarde, tornei a telefonar e disse:
- Oi, liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal; não precisam mais ter pressa, eu já matei o ladrão com a escopeta calibre 12 que mantenho em casa para situações como essa.
Logo chegaram cinco viaturas, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e os indefectíveis representantes dos direitos humanos. O ladrão foi preso em flagrante (pensando talvez ter invadido a casa de algum delegado ou político importante, sabe-se lá). Passado o tumulto inicial, um tenente se dirigiu a mim:
- Pensei que tivesse dito que havia matado o ladrão.
E eu respondi:
- Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível para atender a chamada.
Bom Carnaval e até quarta-feira, se Deus quiser.