segunda-feira, 27 de julho de 2009

Personalizando o WLM

Conforme antecipamos na postagem anterior, veremos hoje algumas dicas para personalizar o Windows Live Messenger:
Sempre que você dá início a uma conversa, o interlocutor vê seu “cenário” (a parte superior da janela do programa, que serve de fundo para a foto e mensagem de exibição escolhidas pelo usuário), da mesma forma como você vê o dele. Para modificá-lo, clique em Ferramentas > Alterar Seu Cenário e escolha uma das opções da lista “Selecione um Cenário” (ou clique em “Procurar” e selecione qualquer outra imagem que esteja armazenada no computador). Feito isso, clique me “Aplicar”.
Note que o cenário altera também as cores de fundo do restante da janela; se preferir, escolha uma cor na área correspondente da caixa de diálogo “Cenário” (ou clique em “Mais Cores”, se quiser definir uma cor personalizada) e confirme em “Aplicar”. Para apagar um cenário, clique nele e, em seguida, no "X" em vermelho que aparece no canto superior direito.
Você pode também incluir um “Plano de Fundo” na janela de mensagens. Para isso, clique no menu Ferramentas da janela e, em “plano de fundo”, selecione uma das opções disponíveis (ou clique em “Procurar” para localizar qualquer outra imagem salva em seu PC) e clique em “Definir”. Caso queira manter essa mesma imagem nas comunicações com qualquer contato, clique em “Definir Padrão”. Para eliminar uma imagem da lista, clique nela e, em seguida, pressione o botão “Remover”.
Se a idéia for alterar a fonte (por padrão, o WLM utiliza a fonte Segoe UI, tamanho 10, em preto), clique em Ferramentas > Opções > Mensagens > Alterar Fonte (a variedade de fontes é grande, mas a de cores deixa a desejar). Note que é possível trocar também o estilo normal pelo itálico, negrito ou uma combinação de ambos, além de acrescentar efeitos tipo sublinhado e riscado.
Para concluir, conforme sugestão do Leonardo, vale salientar que WLM emite sons característicos sempre que algum contato fica online, envia uma mensagem ou chama sua atenção, por exemplo. Se isso não lhe agradar, clique em Ferramentas > Opções > Alertas e silencie os sinais sonoros não desejados – ou clique em Sons e escolha outra “musiquinha” (o programa oferece diversas possibilidades, com estilos e durações variadas). Se preferir, clique em Adicionar Som e defina o uso de um arquivo de áudio armazenado em seu PC (você pode até incluir efeitos fade e alterar a duração do alerta). E se quiser relacionar um som específico a apenas um contato, abra a lista de contatos do programa, dê um clique direito no contato desejado e, no menu de contexto, selecione a opção “Escolher Os Sons Para Este Contato”.
Tenham todos um ótimo dia.