terça-feira, 22 de dezembro de 2009

RocketDock

Se a “mesmice” da Barra de Tarefas do XP já lhe cansou, uma boa idéia é instalar o freeware RocketDock, que traz para o ambiente Windows a sofisticação do Dock do Mac OS.
Aliás, a excelência e o requinte dos produtos Apple/Macintosh sempre deram de lavada nos da plataforma PC/Windows; por mais “fiel” que você seja às soluções da Microsoft, experimente operar um Mac por alguns dias (tempo necessário para assimilar as diferenças entre os sistemas) e depois me conte... E no caso de seu entusiasmo subir a níveis perigosos, não se preocupe: basta dar uma olhadinha na tabela de preços para que tudo volte a ser como antes no quartel de Abrantes.
Enfim, o RocketDock (disponível em http://rocketdock.com/) instala uma barra de ferramentas interativa – com diversas funcionalidades e temas pra lá de interessantes – que tanto pode ser usada em conjunto com a Barra de Tarefas do Windows quanto no lugar dela. Pessoalmente, eu sugiro manter a barra nativa (até para não “perder” o botão Iniciar) e posicionar a nova na borda superior ou na lateral direita do Desktop, caso você mantenha seus ícones alinhados na parte esquerda da janela.
Depois de instalar o programinha, clique no ícone do martelo para fazer as configurações que você julgar necessárias. A maioria deles é bastante intuitiva, mas vale salientar que, na categoria “Posição”, o item “Sobreposição” define como a barra irá se comportar em relação às demais janelas (eu sugiro escolher a opção “Normal”); na categoria “Estilo”, o item “Tema” oferece um vasto leque de opções, e o botão “Baixar mais”, o download de novos temas a partir do site http://rocketdock.com/addons/skins.
Tenham todos um ótimo dia.