terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Simpatias e nhoque da sorte...

A "magia da virada do ano" remete a algumas simpatias que, segundo dizem, trazem energia positiva e ajudam a realizar antigos sonhos. Na ceia do réveillon, por exemplo, a carne de porco deve ser o prato principal (como o porco fuça pra frente, ele garante armários cheios o ano todo).
Nozes, avelãs, castanhas, tâmaras, lentilhas, uvas verdes ou romãs cortadas em sete partes (cujas sementes devem ser guardadas na carteira) asseguram mesa farta durante todo o ano, e vestir cueca (ou calcinha) nova é tiro e queda para ter sorte no amor (especialmente se na cor branca, que representa luz, pureza, bondade).
Colocar dinheiro dentro do sapato, jogar moedas da rua para dentro de casa e/ou vestir uma peça de roupa amarela (lenço, faixa, etc.) são promessas de prosperidade financeira, mas uma das minhas simpatias favoritas é a do “nhoque da sorte” – se ela não ajuda a trazer riqueza, ao menos proporciona uma refeição deliciosa, especialmente quando regada por um bom vinho tinto). Confira:

Ingredientes:
500g de massa fresca de nhoque;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva virgem;
3 dentes de alho;
1 kg de tomates maduros;
2 cebolas grandes;
10 folhas de manjericão,
2 folhas de louro fresco;
Sal e pimenta a gosto.

Preparo:
Cozinhe a massa em água fervente; quando os nhoques subirem, retire-os com uma escumadeira e reserve.
Bata os tomates no liquidificador, passe-os por uma peneira e refogue a pasta no azeite, com as cebolas raladas e os dentes de alho bem picadinhos (ou esmagadinhos).
Adicione o sal, a pimenta, o louro e parte das folhas de manjericão (bem picadinhas).
Quando o refogado apurar, despeje-o sobre os nhoques cozidos, decore com o resto das folhas de manjericão, acrescente uma pitada de orégano e parmesão ralado a gosto.

Observação:
Sirva essa receita todo dia 29; como os primeiros sete “grãos” de nhoque em pé, com o prato na mão, e o restante, após colocar uma nota de dinheiro debaixo do prato. Ao final, guarde a nota na carteira até o próximo dia 29, quando então ela deverá ser gasta na compra dos ingredientes para repetir a receita.

Boa sorte a todos.