Por mais variados que sejam seus temas, enfoques e abordagens, todos os blogueiros têm em comum o "sonho" de alavancar sua audiência – afinal, com a possível exceção dos narcisistas apaixonados pela própria voz, ninguém gosta de falar sozinho. Mas como a maioria dos internautas não vai além da primeira página dos resultados de buscas, vale conferir algumas dicas para seu Blog ficar “bem na fita”:
1 – As pessoas voltam a um site porque esperam encontrar coisas novas, de modo que a palavra de ordem é atualizar. Mas uma postagem a cada um ou dois dias já está de bom tamanho, pois os leitores dificilmente retornam antes disso. No entanto, se você optar por edições mais espaçadas (semanais, por exemplo), não deixe de informar os visitantes a propósito, ou a idéia de “abandono” os leverá embora de vez.
2 – Mesmo que seu conteúdo desperte interesse, assuntos de maior relevância devem ser exibidos sem que seja necessário acionar a barra de rolagem do navegador ou botões que dão acesso às demais áreas e funcionalidades do site. E caso você queira incentivar enquetes ou trocas de opiniões entre os visitantes, precisará convencê-los de que essa prática é importante e que pode resultar em algo positivo para eles.
3 – Embora os Blogs devam ser simples e objetivos, com postagens despojadas e coloquiais, essa “informalidade” não desobriga o blogueiro de usar linguagem inteligível e sem erros de digitação, ortografia e gramática. O título da página (aquela informação que aparece no topo da janela do navegador) deve conter palavras-chave relacionadas a seu conteúdo (os mecanismos de busca dão grande importância a isso para determinar a relevância de uma página para uma consulta). Vale também adicionar palavras-chave várias vezes no corpo do texto – quanto mais perto do início, melhor – e usar negrito para reforçar as idéias.
4 – Outros blogueiros que postam links com freqüência em seus sites são parceiros em potencial. Certifique-se de suas páginas têm conteúdo suficiente para atrair sua atenção, espalhe a notícia sobre novas postagens em redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter (que também podem ser usadas para saber o que as pessoas falam do seu Blog, sejam comentários bons ou ruins) e seja generoso em links para outros sites; esse favor pode ser retribuído.
5 – Finalmente, mas não menos importante, evite moderar comentários, por mais que isso possa gerar problemas. Quando houver algum incidente, a questão deve ser resolvida ali mesmo, abertamente.
Sucesso a todos.