quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Olha a chuva...

Com a aproximação do verão, as “tempestades de final de tarde” ocorrem com maior freqüência, e ainda que os tradicionais “filtros de linha” permitam conectar vários aparelhos numa única tomada, eles não filtram coisa alguma e nem oferecem proteção adequada contra distúrbios da rede elétrica ou sobretensões decorrentes de relâmpagos e assemelhados. Como seguro morreu de velho, o melhor é desligar da tomada todos os eletroeletrônicos (mesmo que não esteja relampejando, rajadas de vento podem derrubar árvores, causar acidentes e provocar interrupções inesperadas no fornecimento de energia).
Quanto ao computador, ainda que estabilizadores de tensão e nobreaks ofereçam um nível de proteção bem mais aceitável, a prudência recomenda encerrar os trabalhos em andamento, fechar os aplicativos e desligar tudo, inclusive o modem e o roteador.
Se você estiver pensando em adquirir um nobreak, prefira um modelo online, já que as versões offline – mais baratas – usam a energia da tomada até que um problema na rede seja detectado, e só então passam a alimentar o computador pela bateria interna.
Boa chuva a todos e até a próxima.