sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Otimizadores de Registro do Windows e humor de sexta-feira

Embora muita gente torça o nariz para otimizadores do Registro do Windows, é inevitável que o acúmulo de entradas inválidas nesse importante banco de dados é um dos grandes responsáveis pela lentidão que o computador passa a apresentar após alguns meses de uso.
Apesar de contar com ferramentas nativas para remoção de arquivos inúteis, correção de erros no HD e desfragmentação dos dados – providências que também ajudam a prevenir a degradação do desempenho –, o Windows não oferece um “limpador” para o Registro, deixando os usuários abandonados à própria sorte.
Em tese, seria até possível fazer essa faxina com o REGEDIT, mas convenhamos que vasculhar milhares e milhares de entradas para identificar o que pode e o que não pode ser excluído, além de ser uma tarefa insana, requer um grau de conhecimento que somente os engenheiros de software da Microsoft possuem (e olhe lá). Assim, nós, pobres mortais, ficamos entre a cruz e a caldeirinha: ou recorremos a softwares de terceiros para manter o Registro livre de “impurezas”, ou nos conformamos com a perspectiva incomodativa e trabalhosa de reinstalar o Windows duas ou três vezes por ano.

Observação: É certo que o uso desses programinhas não é 100% isento de riscos, mas é igualmente certo que eles geralmente permitem reverter facilmente qualquer ação cujo resultado fuja ao esperado. No entanto, mesmo considerando que, no âmbito do software, tudo é reversível – ainda que mediante a reinstalação do sistema –, é sempre bom fazer um backup do registro e criar um ponto de reinicialização antes de dar início à “faxina”.

Independentemente do software de manutenção que você for usar, rode primeiro o utilitário de limpeza de disco nativo do Windows. Pode parecer redundância, já que essas suítes também excluem arquivos temporários e outras inutilidades, mas, por razões que nunca ficaram muito claras para mim, cada programa sempre acaba encontrando coisas que os demais deixaram para trás.
Embora já tenhamos analisado e sugerido diversas soluções em outras postagens, não custa relembrar que o Norton Utilities, da Symantec, e o System Mechanic, da IOLO, são excelentes opções pagas (mas que podem ser avaliadas gratuitamente por 30 dias – tempo mais do que suficiente para você “dar uma geral” no seu sistema). Para quem anda sempre com um escorpião no bolso, o CCleaner é uma alternativa gratuita muito bem conceituada – que você pode usar em conjunto com o FREE REGISTRY CLEANER, igualmente gratuito, que se destaca pela competência com que realiza a limpeza do Registro.

Agora, nossa seção de humor:

1) O que é um cigarro de maconha feito com papel de jornal?
Baseado em fatos reais.

2) Qual é o fim da picada?
Quando o mosquito vai embora.
3) O que são dois pontos pretos no microscópio?
Uma blacktéria e um pretozoário.

4) Qual é a comida que liga e desliga?
O Strog-ON-OFF. (PUTZ)!

5) Como se faz para ganhar um Chokito?
É só colocar o dedito na tomadita.

6) Qual o vinho que não tem álcool?
Ovinho de Codorna. (afff...),
7) O que é que a banana suicida falou?
Macacos me mordam!!!
8) Qual é o doce preferido do átomo?
Pé-de-moléculas.
9) O que é uma molécula?
É uma meninola muito sapécula.
10) Como o elétron atende ao telefone?
Próton!
11) O que um cromossomo disse para o outro?
Oh! Cromossomos felizes!
12) Como as enzimas se reproduzem?
Fica uma enzima da outra.
13) Qual é a parte do corpo que cheira bacalhau?
O nariz.
14) O que é um ponto marrom no pulmão?
Uma brownquite.
15) O que é um pontinho vermelho no meio da porta?
Um olho mágico com conjuntivite.
16) O que o canibal vegetariano come?
A planta do pé, a maçã do rosto e a batata da perna

17) Por que as estrelas não fazem miau?
Por que Astro-no-mia.
18) Por que a vaca foi para o espaço?
Para se encontrar com o vácuo. (mto boa..)
19) O que o espermatozóide falou para o óvulo?
Deixa eu morar com você porque a minha casa é um saco...


Um bom f.d.s. a todos e até mais ler.