segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Navegadores e atualizações

Conforme dissemos no post da última quinta-feira, o Firefox vem sendo atualizado em intervalos cada vez mais curtos. No dia 18 do mês passado, a versão 6 foi iberada, prometendo melhorar significativamente o desempenho do browser (tanto no tempo de inicialização quanto na velocidade de abertura de sites).

Observação: Eu não notei grandes diferenças, e testes com o programa de benchmarking Peacekeeper revelam que ela perde não só para a versão anterior quanto para o IE9 e o para o Chrome. Por outro lado, a exibição das URLs na barra de endereços ajuda a diferenciar uma página legítima de um domínio suspeito, e se você digitar “about:permissions” na barra de endereços, poderá configurar quais páginas poderão coletar cookies ou exibir pop-ups, por exemplo, bem como personalizar a navegação escolhendo portais confiáveis.

Concomitantemente, foi lançado o Beta da versão 7 (saiba mais e faça o download em http://www.mozilla.com/pt-BR/firefox/channel/), que deve reduzir em 50% o consumo de memória, além de agilizar a sincronização de senhas e favoritos e oferecer um complemento (opcional) para medir o desempenho do software. E ainda que o modelo estável esteja programado somente para o final de setembro, o Firefox 8 já deve chegar no início de novembro.
Considerando que manter o navegador atualizado é uma questão de segurança, e que muitos usuários não sabem como fazer isso, segue um breve resumo:

Por ser um componente nativo do Windows, o INTERNET EXPLORER é atualizado via Windows Update ou pelas atualizações automáticas (caso você as tenha habilitado). Note que a versão 9 não está disponível para usuários do XP.

No FIREFOX, clique no menu Ajuda, selecione a entrada Sobre o Firefox e, ao final do download, reinicie o navegador. Nas versões anteriores à 4, clique em Verificar atualizações (também no menu Ajuda), aguarde o download e reinicie o navegador.

Para atualizar o CHROME, clique em Ferramentas (ícone de uma chave inglesa, logo à direita da barra de endereços), escolha a opção Sobre Google Chrome e acompanhe o progresso na parte inferior da janelinha. Caso o browser não esteja atualizado, o download será feito automaticamente; aguarde a conclusão e reinicie o navegador.

No SAFARI, a atualização não é feita através da janela do navegador, mas sim pelo Apple Software Update. Clique em Iniciar>Todos os programas, selecione a entrada correspondente e siga as instruções na tela.

No OPERA, clique no menu Ajuda e em Verificar atualizações. Aguarde a transferência dos arquivos e clique em Instalar agora (recomendável) ou Instalar mais tarde. Também é preciso reiniciar o navegador para a atualização surtir efeito.

Bom dia a todos e até mais ler.