segunda-feira, 16 de julho de 2012

VÍDEO - PRINT SCREEN e CAPTURA de FRAMES


A tecla PrtScr permite capturar um “instantâneo” da tela – que a gente pode salvar como arquivo de imagem e enviar e enviar por email, postar na WEB, ilustrar documentos de texto e por aí vai. Mas será que dá para fazer o mesmo com um frame de vídeo?
A dúvida em pauta, suscitada dias atrás por um amigo com quem eu jogava conversa fora, só foi dirimida depois que liguei o PC, abri o Windows Media Player, rodei a amostra de vídeo Wildlife in HD (que acompanha o Seven) e criei no Paint o arquivo .JPG que ilustra esta postagem (aliás, também obtive bons resultados ao repetir a experiência no Windows Live Movie Maker, como se pode ver na figura à direita). 

Claro a coisa fica melhor com a ajuda de programinhas como o Nero ShowTime – basta pressionar a tecla C durante a execução do vídeo e então abrir o Paint ou outro editor de imagens qualquer para salvar o arquivo no formato desejado. Outra boa opção é SNAGIT, que é capaz de capturar até imagens de aplicativos 3D e telas do DOS, além de incluir um add-on para o navegador e um editor que permite destacar elementos, aplicar filtros, modificar bordas e cores, inserir notas, balões de texto e muito mais. Pena que esses softwares sejam gratuitos apenas para testar (30 dias).
Um ótimo dia a todos e até mais ler.