terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

COEFICIENTE DE ARRASTO AERODINÂMICO - FINAL


Respondendo à questão deixada em aberto no post anterior, o Cx de um hatch de rua é de aproximadamente 0.3, ao passo que o de um carro de Fórmula 1, a despeito do investimento milionário dos desenvolvedores, não fica abaixo de 1.2. Aliás, é justamente por isso que ele não levanta voo - para se ter uma ideia, cerca de 150 nós (277 km/h) é velocidade suficiente para um Boeing de quase 500 toneladas levantar voo.


Observação: Para um avião decolar, é preciso que o empuxo (força que o empurra para cima) vença a ação da gravidade, o que é conseguido com auxílio dos flaps (abas articuladas existentes nos bordos de fuga das asas das aeronaves). Já na Fórmula 1 obtêm-se o efeito inverso com os aerofólios, que mantêm os carros “colados” no solo, mesmo quando eles alcançam velocidades superiores a 300 km/h.


A propósito, se alguma vez você imaginou como seria pilotar um caça ultra-veloz ou um grande avião de passageiros, saiba que a Microsoft disponibiliza um simulador que coloca o jogador no comando de vários tipos de aeronave. A versão gratuita oferece menos modelos e aeroportos do que a paga, mas mas ainda assim é visualmente impressionante e proporciona um bocado de diversão. Baixe o programa de http://www.microsoft.com/games/flight (note que são quase 2 GB de download).

Abraços e até mais ler.
Postar um comentário