quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MÚSICA NO PC

Para quem aprecia música, o PC é um alidado valioso: com um conexão em banda larga, você pode ouvir rádios online ou acessar serviços que “aprendem” suas preferências – e sugerem opções baseadas no gênero ou no intérprete, por exemplo.
Mesmo quem amarga as limitações da conexão discada pode tocar seus CDs preferidos ou ripar suas faixas favoritas, salvá-las no computador e criar listas de reprodução personalizadas. E se o player do carro suportar o MP3, aí é sopa no mel: como a compactação reduz o tamanho dos arquivos em cerca de 90%, dá para gravar mais de cem faixas numa única mídia.
Ao contrário das versões 9x/ME do Windows, o XP e seus sucessores dispensam a instalação de uma suíte de gravação (para mais detalhes, clique aqui), mas programas dedicados, como é o caso do Nero, oferecem recursos bem mais rebuscados – para fazer uma avaliação gratuita por 15 dias, clique aqui; para baixar a versão gratuita (mais enxuta, mas bastante eficiente), clique aqui.
Para converter arquivos de áudio de e para diversos formatos, sugiro o Free Mp3WMA Converter, embora uma solução online como o Media Converter quebra bem o galho de quem precisa utilizar o recurso somente de tempos em tempos.
Vale lembrar que o Windows Media Player do Seven é capaz de ripar o conteúdo de um CD de áudio e converter as faixas para o formato MP3. Para isso:
  • Abra o WMP, dê um clique direito num ponto vazio da barra superior da janela, clique em Ferramentas e em Opções e, na aba Copiar música do CD, sob o item Formato, clique na setinha (canto direito da caixa), selecione MP3 e assegure-se deixar desmarcada a caixa Copiar CD automaticamente.
  • Em Qualidade de áudio, faça o ajuste desejado (ou mantenha o valor padrão de 56 MB por CD/128 Kbps), marque a caixa Ejetar CD após copiar e clique em OK. Em seguida, insira a mídia na gavetinha, marque as faixas desejadas e clique no botão Copiar CD, na Barra de ferramentas – se você estiver conectado à Internet, informações como titulo, nome do artista, faixas, etc. serão exibidas automaticamente.
  • Se essa for sua primeira cópia, marque os itens Não adicionar proteção contra cópias... e Estou ciente de que as músicas..., confirme em OK e aguarde a conclusão do processo.
As músicas convertidas para o formato MP3 serão salvas automaticamente na pasta Músicas da seção Bibliotecas do Windows, além de incluídas na biblioteca do WMP, podendo ser executadas a partir do item Musica do painel esquerdo da aba Reproduzir.

ObservaçãoCopiar para o computador as músicas de um CD que você adquiriu legalmente, ou mesmo criar uma cópia dessa mídia (mantendo ou não o formato original das faixas) para preservá-la ou ouvi-la também no player do carro, por exemplo, não consiste em pirataria, mas basta presentear um amigo ou a namorada com essa cópia para estar infringindo a lei que regulamenta e protege os direitos de copyright e propriedade intelectual.

Tenham todos um ótimo dia.