segunda-feira, 25 de março de 2013

DE VOLTA AOS ANTIVÍRUS


Freewares como o AVG Antivírus Free Edition 2012, Avast FreeAntivírus 7, Panda Cloud Antivírus, Avira Free Antivírus, MicrosoftSecurity Essentials, PC Tools Antivírus Free e ComodoInternet Security Premium foram considerados pela AV-Test excelentes opções para quem quer manter o sistema protegido sem gastar um centavo.
Já quem prefere soluções pagas deve considerar o G-Data Internet Security 2012 e o Norton Internet Security 2012 (que podem ser avaliados gratuitamente por 30 dias), bem como o Bitdefender Internet Security 2012, que se destacou nos testes por sua interface amigável e eficiência na detecção e remoção de malwares (sem mencionar que a versão Trial vale por 1 ano.
Os antivírus evoluíram sensivelmente nos últimos tempos (para saber mais, reveja a sequência de postagens iniciada em http://fernandomelis.blogspot.com.br/2009/11/antivirus-historia.html), especialmente com o advento das análises heurísticas, comportamentais e, mais recentemente, baseadas na computação “em nuvem”, que minimiza o impacto no desempenho das máquinas dos usuários finais (o Secure Anywhere, da Webroot, e a linha Titanium, da TrendMicro, dependem quase que exclusivamente desse recurso).


Observação: Atualmente em fase beta e gratuito para consumidores e organizações sim fins lucrativos, o EXPLOITSHIELD BROWSER, da ZeroVulnerabilityLabs, promete bloquear a exploração de vulnerabilidades de software,conhecidas ou não, em divesas aplicações notoriamente problemáticas (outras deverão ser adicionadas futuramente). Segundo o fabricante, o programinha não se destina a substituir os antivírus convencionais, mas sim atuar em paralelo e de forma preventiva. Caso uma tentativa de invasão seja detectada, uma tela de aviso é exibida e o código executável malicioso, desviado para uma área de quarentena. Simultaneamente, o aplicativo envia a ameaça capturada para o (nosso velho conhecido) VirusTotal, que faz a varredura utilizando mais de 40 antivírus comerciais e, ao final, informa quantos deles identificaram a possível ameaça.

Boa sorte a todos.