sexta-feira, 10 de maio de 2013

AUTONOMIA DA BATERIA – NOTEBOOKS E SMARTPHONES – HUMOR

O aumento desmedido de recursos e funções impõe aos fabricantes de dispositivos móveis o desafio de manter seus produtos funcionando por pelo menos um dia inteiro sem que seja preciso recarregar a bateria. No que concerne a celulares e smartphones, minha postagem de 28/07/11 oferece diversas dicas para espremer até a última gota de energia. Quanto aos laptops, antes de qualquer outra coisa é preciso definir a destinação que será dada ao aparelho.
Notes e ultrabooks são excelentes substitutos do desktop convencional (só a economia de espaço e o fim daquela incomodativa macarronada de cabos e fios já velem o investimento). No entanto, com o computador ligado a uma tomada durante a maior parte do tempo, a configuração e as dimensões da tela pesam mais na escolha do modelo do que a autonomia da bateria.
Já se você precisa de mobilidade e portabilidade, a situação se inverte: além de dimensões e peso reduzido, quanto maior a autonomia, melhor. Claro que você pode providenciar uma bateria extra ou levar o carregador na maleta, mas isso implica em peso adicional. Então, experimente alguns ajustes simples, mas eficazes, e depois me conte o resultado:

·        Acesse as Opções de Energia do Windows 7 e modifique a configuração padrão – geralmente Equilibrado (recomendável) – para Economia de Energia.
·        Feito isso, clique em Alterar configurações do plano para ter acesso a ajustes como o brilho na tela, modo de espera e desligamento do vídeo, cujo impacto na duração da bateria é bastante significativo.
·        Clique em Alterar configurações de energia avançadas para ter acesso a uma porção de ajustes adicionais (eles são bastante intuitivos, mas você pode obter mais informações pressionando a tecla F1 para abrir a tela da ajuda). Ao concluir as modificações, de OK e clique em Salvar alterações para que os ajustes sejam memorizados pelo sistema.
·        Se quiser estabelecer um esquema personalizado, clique em Criar um plano de energia (na coluna à direita da tela das Opções de Energia), selecione um dos planos de economia da lista, escolha um nome, faça os ajustes desejados e confirme.

Observação: Caso o resultado das alterações não lhe agrade, siga os mesmos passos e clique no link Restaurar configurações padrão deste plano.

Também é possível melhorar a performance do note e, de quebra, economizar energia clicando em Iniciar, digitando desempenho na caixa de pesquisas e selecionando a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Na telinha que irá se abrir, escolha a opção Ajustar para obter um melhor desempenho e clique em Aplicar (se preferir, faça o ajuste manualmente deixando marcadas somente as caixinhas correspondentes aos recursos desejados). Demais disso, desconecte pendrives ociosos, remova CDs e DVDs da gavetinha sempre que eles não estiverem em uso, desative a conexão Wi-Fi quando não houver uma rede disponível e encerre todos os programas desnecessários que estejam rodando em segundo plano.

Piadinha da vez:

Na aula de ciências, o professor vira-se para aquela loirinha que já chamava a atenção e pergunta:
- Quantas patas tem o cavalo?
- Quatro, professor!
- Por isso, nós chamamos ele de...
- Quadrúpede!
- Muito bem! E você, tem quantos pés?
- Dois, professor!
- Por isso, nós chamamos você de...
- Cristina!

Bom final de semana a todos e um Feliz dia das Mães para quem é e para quem tem.