segunda-feira, 29 de julho de 2013

SENHA - GERENCIADOR DE SENHA - KEEPASS

Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição.

Eu considero a segurança como o “carro-chefe” aqui do Blog, razão pela qual não faltam postagens sobre senhas – que você pode localizar facilmente digitando a palavra-chave adequada no campo de pesquisa. No entanto, mesmo não querendo chover no molhado ou abusar da paciência dos leitores contumazes, cumpre recomendar a leitura deste post para saber como criar senhas fortes, deste para testar a eficácia das senhas e deste para localizar gerenciadores de senhas gratuitos e funcionais.
Falando em gerenciadores de senhas, eu acho o KeePass uma excelente opção. Ele guarda todas as senhas em um banco de dados e as disponibiliza mediante uma senha mestra (a única que você precisa memorizar, além da senha de logon do Windows, caso exista).
Depois de instalar o programa e escolher o idioma, faça o seguinte:

1.      Clique em OK para acionar o Assistente de instalação, feche todos os aplicativos que estejam em execução, concorde com o contrato de licença, selecione Full Instalation, siga as instruções nas telas e, ao final, clique em Install>Finish.
2.      Clique então em Enable para habilitar as atualizações automáticas, em File>New>Save para criar um novo banco de senhas, defina e digite sua senha-mestra e confirme em OK.
3.      Na janela de configurações que será exibida, clique na aba General, escolha um nome para seu banco de dados, adicione uma descrição e uma cor (opcional) e mantenha as demais configurações-default.
4.      Armazene cada uma das suas senhas no banco de dados (clique no ícone da chave inglesa com uma setinha, escolha Add Entry e, na janela New Entry, insira um título (GMail, por exemplo), seu nome de usuário, o URL, a senha respectiva e clique em OK. Repita o processo para os demais serviços online (redes sociais, webmail, sites de compras, netbanking, etc.), clique em File>Save As>Save to file, escolha um nome e um local para salvar e clique em Save.

Da próxima vez que você se logar a um site, abra o KeePass e, na caixa de pesquisa (parte superior da janela), clique nele e no URL que será exibido na porção inferior da tela, dê um clique direito na entrada correspondente e escolha Perform auto-type. Ao concluir suas atividades, clique em File>Exit para manter suas senhas devidamente protegidas.

Era isso aí, pessoal. Abraços e até mais ler.