sexta-feira, 9 de maio de 2014

AINDA OS CRAPWARES, PUPs e afins (final).

O ÚNICO HOMEM QUE NUNCA COMETE ERROS É O QUE NUNCA FAZ NADA.

Como vimos, os PUPs são softwares “potencialmente indesejáveis”, mas não necessariamente nocivos. Alguns – como é o caso dos adwares – funcionam como os comerciais na TV aberta, que, no âmbito do software, servem para custear as versões gratuitas de um vasto leque de aplicativos. No entanto, eles carecem de desinstaladores funcionais, usam nomes aleatórios para dificultar sua identificação e remoção e até se valem de técnicas de rootkit para se esconder no sistema, o que, convenhamos, não é um bom “atestado de antecedentes”. Isso sem mencionar que, se eles podem colher e enviar informações às empresas de marketing digital, nada os impede de ser convertidos em spywares e espionar nossas senhas bancárias, números de cartões de crédito e outras informações sigilosas.

Observação: Os PUPs costumam vir de carona com aplicativos legítimos, mas também podem ser apanhados em visitas a sites suspeitos. Então, além de manter um antivírus ativo e atualizado e fazer varreduras completas a cada dois ou três dias, recorra também a serviços online e não deixe de instalar um anti-spyware responsável (veja sugestões no post anterior) e um plug-in de navegador como o McAfee SiteAdvisor.

Sem prejuízo do que eu sugeri no transcurso desta sequência de artigos, cabe dedicar mais algumas linhas aos representantes mais ilustres dessa casta de invasores. Acompanhe:  

V9.com e o ASK são campeões em adicionar barras de ferramentas e outras extensões ao navegador, além de modificar tanto a nossa página inicial quanto o mecanismo de pesquisas. Para piorar, a remoção dá um baile em quem não conhece o caminho das pedras, pois de nada adianta restabelecer o status quo ante pelas vias convencionais – há casos em que só é possível defenestrá-los removendo completamente os aplicativos que os introduziram (para saber mais, clique aqui) ou mesmo o próprio navegador.

Você pode tentar desativar o V9 clicando em Iniciar > Todos os Programas, dando um clique direito na entrada referente ao INTERNET EXPLORER, selecionando Propriedades e apagando tudo que vem depois do sinal de fechar aspas no campo Destino da aba Atalho. Ao final, clique em Aplicar e em OK e faça as reconfigurações através dos recursos do próprio navegador.

Observação: V9 não possui toolbar para o Google Chrome, somente uma extensão que apresenta diversos serviços quando você abre uma nova aba, de modo que sua desinstalação pode ser feita facilmente com os recursos do próprio navegador. Já no Firefox, o nome do morfético nem aparece na lista de aplicativos instalados, razão pela qual você terá de desinstalar o navegador e reinstalá-lo posteriormente, já livre da praga.

No caso do ASK, depois de desinstalá-lo e ter certeza de que ele realmente desapareceu da lista de programas instalados, abra o Editor do Registro, clique em Editar > Localizar, digite Start Page e substitua o endereço http://br.ask.com?o=101687&l=dis por outro de sua preferência.

Observação: Como o Windows costuma impedir o acesso a arquivos que estão sendo executados ou usados por programas nem sempre fáceis de identificar, a desinstalação é quase impossível sem a ajuda de ferramentas como o SuperF4 ou o FileAssassin. Outra opção digna de nota é o AdwCleaner, que se propõe a remover adwaresbarras de ferramentasPUPsbrowser hijackers (sequestradores de navegador).

Outro browser hijacker nojentinho é o Hao123, um dos "complementos" que vêm de carona com o antivírus chinês BAIDU. Além de impôr sua barra de ferramentas ao navegador, ele altera a página inicial para hao123.com, modifica atalhos aleatórios no Menu Iniciar e na Área de trabalho, exibe links e publicidade nos resultados das pesquisas e monitora os termos-chave das buscas sem a permissão do usuário. Para removê-lo, abra o Painel de Controle, clique em Programas e Recursos > Desinstalar ou alterar um programa, selecione o dito-cujo, clique em Desinstalar, reinicie o computador e reconfigure o browser manualmente (veja detalhes de como fazer isso na postagem anterior). Ao final, abra o REGEDIT com status de administrador, clique em Editar > Localizar, digite Hao123 e delete todos os registros encontrados.

Espero ter ajudado.

Segue nossa habitual piadinha de final de semana:

Se você é mulher e acha que o UPGRADE de namorado para marido é uma evolução, leia as próximas linhas e reveja seus conceitos:

Depois da alteração, quando menos se espera, antes mesmo de se estabelecer a conexão, o sistema cai, e a mulher fica com o cabo na mão, sem ter onde conectá-lo. A saída é desligar tudo e rezar para que, na próxima utilização, ele funcione pelo menos uma vez e consiga transmitir os dados com sucesso. Demais disso:

1. O arquivo Money.ini vive desaparecendo;

2. O executável Carinho.exe diminui consideravelmente, chegando, em alguns casos, ao tamanho de 0 bytes;

3. O arquivo Jantar_fora.exe é totalmente eliminado por padrão, quando do UPGRADE;

4. Aqueles programas que eram executados nos finais de semana pela versão Namorado, tais como Dançar.exe, Bombons.pps, Flores.bat, e tantos outros já não rodam mais. Não adianta insistir, sob pena de travamento do sistema.

Ao mesmo tempo alguns arquivos desaparecem, outros são imediatamente criados:

1. Barriga.ini , o primeiro de todos. Talvez pela influência da Cerveja.bat, que, por sua vez, chama a rotina Bafo.ini, que nunca roda sem acessar o banco Chulé.xls, que contém as tabelas Ronco_de_noite e Gases_noturnos;

2. O bug Amigos_indesejáveis aparece quando você menos espera, e não adianta evitá-los. Conviver com eles faz parte da superioridade feminina sobre o sistema Marido;

3. Não raramente, nota-se o aparecimento de vários programinhas potencialmente indesejáveis, tais como Meias_jogadas.exe, Toalhas_molhadas_espalhadas.exe e Jornais_no_sofá.exe.

Mulheres mais experientes já identificaram as principais causas de todo esse fracasso do sistema:

1. Alguns Maridos preferem se conectar ao Hub de outra maquina;

2. Com o aparecimento de certos vírus, os Maridos começam a receber o Token e não passam para as outras estações;


Para minimizar esses problemas, rode o infalível software RICARDAO.EXE. Assim, você poderá viver tranquilamente com o seu Marido até que a evolução da tecnológica crie o downgrade de Marido para Namorado. 

Abraços e até segunda, se Deus quiser.