segunda-feira, 2 de março de 2015

WINDOWS - SEGURANÇA - POLÍTICA DE CONTAS DE USUÁRIOS E SENHAS DE ACESSO

NUNCA SE SABE QUAIS RESULTADOS VIRÃO DAS SUAS AÇÕES, MESMO QUE VOCÊ NÃO FAÇA NADA, POIS A INÉRCIA TAMBÉM PRODUZ RESULTADOS. 

Na introdução do post da última sexta-feira eu dizia que a criação de senhas via CMOS Setup caiu em desuso devido ao aprimoramento da política de contas de usuário e senhas de acesso do Windows. Com efeito, desde a edição XP que essa camada de proteção tornou-se capaz de impedir pessoas não autorizadas de acessar o computador e, de forma indireta, neutralizar – ou pelo menos minimizar – o estrago causado por malwares e assemelhados.
Ao instalar o Windows, você é concitado a criar sua conta de Administrador, que permite instalar e remover aplicativos, reconfigurar o sistema, criar, modificar ou eliminar as demais contas (caso existam), acessar arquivos pessoais e redefinir senhas – tanto as suas quanto as dos demais usuários, e por aí vai. No entanto, é enfaticamente recomendável criar uma conta limitada para si mesmo e utilizá-la no dia a dia, deixando a de Administrador para situações em que ela for realmente necessária.

Observação: Uma conta “limitada” não restringe tanto o uso do PC, como à primeira vista possa parecer. No Seven, ela dá acesso à maioria dos recursos do sistema, embora impeça a instalação ou desinstalação de programas, drivers ou dispositivos de hardware, além de obstar a modificação de arquivos indispensáveis ao funcionamento do PC e configurações que afetem outros usuários ou a segurança global da máquina. Mas você não precisa fazer logoff e tornar a se logar como administrador para rodar programas que exijam privilégios administrativos; basta clicar com o botão direito sobre o ícone do programa em questão, selecionar a opção Executar como administrador, digitar sua senha e clicar em SIM (se você não tomar essa iniciativa, o próprio sistema se encarregará de pedir sua senha sempre que necessário).

Para criar uma conta limitada no Seven – seja para você, seja para os demais usuários do PC –, faça logon como Administrador, abra o Painel de Controle e, em Contas de Usuário, clique em Gerenciar outra conta > Criar uma nova conta, atribua-lhe um nome, selecione a opção usuário padrão e confirme. Em seguida, dê duplo clique sobre o ícone da nova conta e faça os ajustes desejados. Caso a conta se destine a outra pessoa, abra o menu Iniciar, clique na setinha ao lado do botão Desligar, selecione a opção Trocar usuário e ceda espaço para que ela faça logon e, caso queira, altere o nome e a imagem da conta e defina sua própria senha. 


Amanhã a gente continua; abraços a todos e até lá.