segunda-feira, 21 de maio de 2018

MAIS SOBRE SENHAS E SEGURANÇA NA WEB


COLOQUE SUA MÃO SOBRE UMA CHAPA QUENTE POR UM MINUTO, E LHE PARECERÁ UMA HORA. FIQUE COM UMA GAROTA BONITA POR UMA HORA, E LHE PARECERÁ UM MINUTO. ISSO É A RELATIVIDADE.

Toda corrente tem seu elo fraco, e geralmente é ele que se parte. Para evitar que suas senhas sejam “o elo fraco da sua corrente de segurança na Web”, confira 5 dicas elementares, mas comprovadamente eficazes: 

1 ― Procure criar senhas seguras (isto é, difíceis de serem “quebradas”) e dosá-las de acordo com o que elas devem proteger ― é importante evitar acesso indevido a sua conta de email, mas seus problemas poderão ser bem maiores se alguém acessar sua conta bancária.

Observação: Para saber como criar senhas seguras, acesse essa página da MCAFEE ou recorra ao serviço MAKE ME A PASSWORD; para testar a segurança de suas senhas, acesse a CENTRAL DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA DA MICROSOFT ou o site HOW SECURE IS MY PASSWORD.

2 ― Dada a quantidade cada vez maior de senhas que somos obrigados a memorizar, é tentador repetir a mesma senha para os mais variados fins. Isso deve ser evitado, naturalmente, sob pena de enfraquecer significativamente sua “corrente”. Se você tiver dificuldade para memorizar suas senhas, recorra a um gerenciador ― sugiro o Avast Password Manager, que pode ser baixado e usado gratuitamente, mas você só terá acesso a recursos adicionais muito úteis se optar pela versão premium.

3 ― Sempre que ouvir falar em vazamentos de senhas relacionados com aplicativos ou webservices que você utiliza, altere imediatamente suas passwords. Simples assim.

4 ―  Use a autenticação em 2 passos (ou etapas, ou fatores) sempre que estiver disponível. Isso impedirá alguém que descubra sua senha de acessar sua conta, a menos que roube também seu smartphone.

5 ― Use uma VPN, sobretudo ao se conectar utilizando redes Wi-Fi públicas; ao selecionar as questões de segurança durante a criação de uma conta, escolha opções difíceis de adivinhar e para as quais apenas você saiba a resposta; jamais envie mensagens de texto com senhas e, por último, mas não menos importante, instale uma boa suíte de segurança e mantenha-a atualizada ― bem como os demais softwares instalados no seu PC, a começar pelo sistema operacional.

Visite minhas comunidades na Rede .Link:
Postar um comentário