quarta-feira, 17 de outubro de 2018

AINDA SOBRE O "NOVO GMAIL"


PESQUISA (DE INTENÇÕES DE VOTO) É COMO BIQUÍNI: REVELA TUDO, MENOS O ESSENCIAL.

Concluída a breve apresentação sobre o webmail mais popular do planeta (postagem anterior), passo agora a discorrer sobre algumas novidades introduzidas pelo Google nas recentes reformulações da plataforma:

— O “novo” Gmail permite ocultar o painel à esquerda da tela (que contém todos os marcadores e categorias) mediante um clique no ícone do menu de três linhas, no canto superior esquerdo da tela. Isso deixa o visual da página mais “clean”, já que apenas uma lista restrita de ícones permanece visível. Mas basta pousar o ponteiro do mouse sobre essa lista para você encontrar tudo de que precisa.

— Também é possível conferir o conteúdo dos anexos diretamente da caixa de entrada, ou seja, sem precisar abrir as mensagens. Por padrão, o "novo" Gmail exibe, logo abaixo da linha de assunto, blocos para cada arquivo associado a um e-mail. Clique em um bloco para abrir ou visualizar o conteúdo do arquivo e acessar diretamente as informações.

Observação: Essa configuração faz com que os emails com anexos pareçam maiores em sua caixa de entrada. Se não gostar do resultado, abra as configurações (clicando no ícone da engrenagem, no canto superior direito), selecione Exibir densidade e mude a visualização de Padrão para Confortável. Você perderá o acesso ao conteúdo dos anexos com apenas um clique, mas nada é perfeito.

— Você pode a aparência do webmail clicando no ícone da engrenagem (Configurações), no canto superior direito da janela, e em Temas. São diversas opções coloridas para incrementar sua caixa de entrada, além de outras, mais suaves, como o sombreado simples, o alto contraste e o cinza suave.

Pouse o mouse sobre uma mensagem na sua caixa de entrada e confira as opções de acesso rápido, no canto direito da linha. Entre outras coisas, você pode deletar o email, arquivá-lo, marcá-lo como não lido, adiá-lo, e assim por diante. Aliás, sempre que houver uma mensagem aberta, basta localizar o ícone do envelope — à direita da lixeira, na linha horizontal de ícones acima da mensagem em destaque — para, mediante um clique, marcar a mensagem como não lido (isso também era possível anteriormente, mas dava mais trabalho). Mais fácil ainda é marcar a mensagem como não lida se ela estiver fechada: basta pousar o mouse sobre ela e clicar no ícone correspondente (“Marcar como não lido”).

— Para evitar acúmulos de emails em sua caixa de entrada, use a função Soneca (Snoozing). Depois de ativar o recurso, se quiser responder a algo em menos de um minuto, faça-o; se a mensagem não exigir qualquer ação, arquive-a; se houver algo a fazer, mas você não puder ou não quiser fazê-lo de pronto, adie para uma data e horário à sua escolha (uma vez adiada, a mensagem desaparece da caixa de entrada e volta a ser exibida na data e hora que você definiu).

Observação: É possível adiar qualquer ação pousando o mouse sobre uma mensagem e clicando no ícone em forma de relógio — para suspender um email aberto, por exemplo, clique no ícone Soneca, à direita do ícone do envelope. Também é possível suspender várias mensagens ao mesmo tempo, marcando, na caixa de entrada, as caixinhas de verificação à esquerda dos emails. Note ainda que você encontrará os emails suspensos na seção Snoozed no painel à esquerda, sob a linha da caixa de entrada. Pouse o mouse sobre qualquer mensagem e clique no ícone de relógio para desativar ou alterar as configurações da soneca.

— O modo offline automático permite gerenciar as mensagens mesmo sem uma conexão ativa com a internet (desde que você esteja navegando com o Chrome e conectado à conta do Google num computador onde anteriormente havia uma conexão), o que é uma evolução significativa em relação ao sistema antigo, que exigia uma extensão separada e oferecia uma interface mais despojada. As mensagens que você escreve quando está off-line serão enviadas automaticamente quando houver uma conexão com a Internet (saiba mais sobre o Gmail Off-line).

— O Google incluiu também alguns atalhos de teclado ​​bastante úteis: pressionar a tecla “B” quando estiver vendo uma mensagem ou a tiver selecionado na sua caixa de entrada permitirá adiá-la; manter pressionada a tecla Shift e pressionar “T” abrirá o painel Tasks e adicionará a mensagem aberta ou selecionada como um novo item; pressionar “G” seguido de “K” abrirá o painel Tasks, independentemente do que você estiver fazendo (note que, para isso, é preciso primeiro ativar a opção de atalhos de teclado na seção “Geral” das configurações do Gmail)

— Responda e-mails rapidamente usando as opções de resposta exibidas ao final da mensagem (para mais detalhes, clique aqui) e recorra ao recurso Escrita inteligente, que usa a tecnologia de aprendizado de máquina para exibir sugestões à medida que você digita as mensagens. Para aceitar uma sugestão, basta pressionar a tecla “Tab”.

Feito esse breve resumo (há outras novidades que não foram contempladas nesta sequência), passemos à “cereja do bolo”, que é o modo confidencial. Use-o para trocar mensagens com mais segurança, seja definindo um “prazo de validade” para os emails, uma senha para o destinatário ter acesso ao conteúdo das mensagens, ou mesmo para impedir que ele faça cópias ou reencaminhe seu email (claro que isso não é impedimento para o velho Print Screen, mas aí já é outra conversa). Vajamos em detalhes:

Quando você envia um email no modo confidencial, o destinatário recebe com a mensagem uma notificação sobre os limites que você estabeleceu. Para se valer desse recurso, acesse o Gmail e logue-se na sua conta, clique em “Escrever” para criar uma nova mensagem e, no canto inferior da janela, clique no ícone que representa um cadeado com um relógio. Isso ativará o modo confidencial. Defina, então, uma data de validade para a mensagem e clique em “Salvar”. Se você escolher “Sem senha por SMS”, os destinatários que usam o Gmail poderão abrir a mensagem diretamente, e os que não usam receberão a senha por e-mail. Se você escolher “Senha por SMS”, os destinatários receberão a senha por mensagem de texto (você deverá informar o número de telefone do destinatário, e não o seu). 

Observação: A funcionalidade está disponível também nas versões do Gmail para Android e no iOS.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: