quarta-feira, 13 de novembro de 2019

EXORCIZE OS FANTASMAS E DURMA MAIS TRANQUILO


O DINHEIRO COMPRA TUDO. ATÉ AMOR VERDADEIRO.

O Halloween já passou, mas eguns mal despachados não limitam a azucrinar os viventes apenas em datas específicas. Diante disso, entre as mais diversas histórias de terror, devemos nos preocupar com os fantasmas digitais, diz a Kaspersky — renomada empresa russa de cibersegurança que dispensa maiores apresentações. 

Dependendo da forma como navegamos na Web e usamos nossos dispositivos, alguns "espíritos" podem nos assustar e até causar grandes estragos. Um bom exemplo é o "fantasma do ex". Durante um relacionamento, muitos casais compartilham playlist e fotos nas redes sociais, logins e senhas de sites ou plataformas de vídeo e até mesmo informações pessoais/confidenciais. Quando o relacionamento termina — e sobretudo se o fim da relação não se deu de forma pacífica — a coisa pode complicar.

É cada vez mais frequente o uso de ferramentas de colaboração online para compartilhar documentos no ambiente de trabalho, incluindo ferramentas externas à empresa, como nuvens públicas. Mas o esqueleto pode deixar o armário quando o projeto é concluído e alguns dos envolvidos são desligados da empresa. Isso porque poucas pessoas tomam o cuidado de excluir essas informações ou limitar o acesso de ex-colaboradores. De acordo com a Kaspersky, mais de 30% dos ex-funcionários têm acesso a arquivos e documentos de um empregador anterior, o que coloca a integridade dos dados da empresa em xeque.

Igualmente comum (e frequente) é a criação de contas para acessar redes sociais e realizar transações via net banking e compras em lojas virtuais, por exemplo. Quanto mais serviços, mais nomes de usuário e senhas de acesso precisam ser memorizadas Ante esse dificuldade, muita gente acaba usando os mesmos dados para os mais diversos fins, e basta alguém descobrir essa senha para ter acesso a leque de serviços que pode ir de desbloquear a tela do smartphone a acessar a conta bancária do incauto. Segundo a Kaspersky, 35% dos brasileiros usam entre uma e três senhas para todas as suas contas.

Outra assombração pega carona na proliferação de apps que instalamos (muitos dos quais sem a menor necessidade). Além de consumirem ciclos de processamento e espaço na memória, 83% dos aplicativos Android têm acesso a dados confidenciais como contatos, mensagens, etc., e alguns podem até fazer chamadas e enviar SMS, tornando-se um vetor de ataque.

Para exorcizar essa almas do outro mundo, a Kaspersky faz as seguintes recomendações:

— Não compartilhe suas credenciais com ninguém. Se por algum motivo você for obrigado fazê-lo, altere suas senhas e retome o controle de suas contas o quanto antes;

— Elimine o acesso total aos documentos na nuvem. Quando um colaborador for desligado do time, não se esqueça de remover seu acesso a serviços compartilhados.

— Use senhas diferentes para cada serviço ou aplicativo. Certifique-se de que elas contenham 12 ou mais caracteres. Dada a impossibilidade de memorizar todas elas, recorra a um gerenciador de senhas, como Kaspersky Password Manager (uma vez instalado o aplicativo, você só precisa memorizar  senha-mestra).

— Use uma solução de segurança, como o Kaspersky Security Cloud, que, além de proteger as informações em seus dispositivos, fornece alertas de violações de segurança para os diferentes serviços em que você está inscrito, concitando-o a alterar senhas que podem estar em risco.

— Ative a atualização automática em seus dispositivos e remova todos os aplicativos que você não usa.

Sobrando tempo, dê uma olhada no vídeo abaixo: