quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

POWERTOYS PARA O WINDOWS 10


A AUSÊNCIA DA EVIDÊNCIA NÃO SIGNIFICA EVIDÊNCIA DA AUSÊNCIA.

O Windows sempre foi extremamente personalizável, e continua sendo. Todavia, as configurações avançadas não são intuitivas nem podem ser encontradas nos submenus da interface do sistema. Para preencher essa lacuna, a Microsoft criou o Editor do Registro (mais conhecido como regedit).

Usar o regedit para manipular o importante banco de dados dinâmico que o Windows consulta a cada inicialização, altera durante a sessão e salva, com as respectivas alterações, sempre que é encerrado é um passeio no parque para geeks e companhia e uma Caixa de Pandora para maioria dos usuários domésticos comunsAlterações indevidas no Registro podem comprometer a estabilidade do computador, ou mesmo impedi-lo de reiniciar. Daí a empresa de Redmond não facultar seu acesso via Menu IniciarPainel de Controle ou Ferramentas Administrativas do Windows; para convocá-lo, é preciso teclar Win+R para abrir o menu Executar, digitar regedit na caixa ao lado de Abrir: e clicar em OK.

OBSERVAÇÃO: Jamais altere qualquer parâmetro do Registro sem antes criar um ponto de restauração e um backup da chave do Registro que será manipulada. Para criar um ponto de restauração no Windows 10, digite criar ponto na caixa de pesquisas da Barra de Tarefas, clique na opção Criar ponto de restauração Painel de controle. Na tela seguinte, clique no botão Criar, dê ao novo ponto o nome desejado, torne a clicar em Criar, aguarde a conclusão do processo, confirme e encerre. Para criar um backup do Registro, digite regedit na caixa de pesquisas da Barra de Tarefas, clique em regedit (executar comando) e em Sim na caixa de diálogo que é exibida em seguida. Na tela do Editor, abra o menu Arquivo e selecione a opção Exportar. Em “Intervalo de exportação”, marque TODOS para efetuar backup de todo o Registro ou clique em RAMIFICAÇÃO SELECIONADA e digite o nome da chave que você deseja exportar (recomendável). Dê então um nome ao arquivo, indique o local onde quer salvá-lo (Área de Trabalho, por exemplo) e clique em Salvar. Caso queira desfazer as modificações mais adiante, dê um clique direito sobre o arquivo de backup (que é salvo com a extensão .REG), escolha a opção Mesclar e confirme a restauração.

Para quem não gosta de viver perigosamente, as ferramentas de Tweak são sopa no mel, pois permitem editar o Registro facilmente e com segurança, além de oferecerem diversas possibilidades de configuração, resumos explicativos e comandos executáveis mediante simples cliques do mouse e reduzirem significativamente as possibilidades de danos no sistema, pois permitem desfazer facilmente as alterações. 

O saudoso Windows XP contava com o Windows PowerToys (da própria Microsoft), que incluía o excelente Tweak-UI. Mas o XP não é mais suportado, e o app não foi reescrito para as edições posteriores. Para preencher essa lacuna no Win10, eu costumava indicar o freeware Ultimate Windows Tweaker 4 for Windows (para mais informações e download, clique aqui), mas descobri que existe uma edição revista e atualizada do velho PowerToys desenvolvida especificamente para essa edição do sistema. O número de ferramentas é bastante limitado (na comparação como o leque que era disponibilizado para o XP), mas a forma de instalação é a mesma: basta baixar o os arquivos de instalação e executá-los no computador.

Interessado? Então faça o download faça o download da opção mais recente (com extensão MSI) e proceda à instalação normalmente. Ao final, você terá o FancyZones e o Guia de Atalhos rodando no seu PC. Vamos aos detalhes:

FancyZones é uma solução para quem deixa muitas janelas de programas abertas ao mesmo tempo e precisa otimizar o uso do espaço do monitor. Ele permite criar zonas onde as janelas deverão ficar ativas. Para utilizá-lo, você deve clicar no item PowerToys que será adicionado à lista de programas do menu Iniciar e clicar no ícone que será exibido na área de notificação (junto ao relógio do sistema) Na janela que se abre em seguida, selecione FancyZones e clique em Edit zones. Feito isso, selecione o layout que você deseja usar para as suas janelas de programas e repare que, ao movimentar uma janela, basta pressionar a tecla Shift e arrastar o programa para a área desejada para que o Windows a redimensione automaticamente.

A segunda ferramenta do novo PowerToys (Guia de Atalhos)não é recurso novo como o FancyZones, mas somente uma referência para usar melhor os atalhos do Windows 10 que utilizam a tecla "Win" (aquela que exibe o logo do Windows). Assim, para saber quais são os atalhos e funções que ela oferece, basta mantê-la pressionada até que uma janela com os atalhos seja exibida (lembrando que, para isso, o PowerToys deve estar em execução).