segunda-feira, 8 de junho de 2020

PROBLEMAS COM O RECÉM-LANÇADO WINDOWS 10 MAY 2020 UPDATE


A FÉ É A CRENÇA NA AUSÊNCIA DE EVIDÊNCIAS.

A política de atualizações que a Microsoft implementou ao lançar o Windows 10 como serviço, em julho de 2015, prevê a liberação de updates semestrais de conteúdo, atualizações mensais de qualidade (sempre na segunda terça-feira de cada mês) e correções críticas e de segurança em caráter eventual.

O May 2020 Update — ou versão 20H1, ou build 2004 — começou a ser distribuído há algumas semanas, mas “em ondas”, de maneira gradual (se você rodar o Windows Update e a nova versão não estiver não estiver disponível, não se preocupe: você a receberá dentro de mais alguns dias ou semanas). Ao contrário da atualização anterior, que estava mais para service pack do que para update de conteúdo, a nova atualização traz uma uma porção de novidades (confira algumas delas nesta postagem).

Por outro lado, a exemplo do que aconteceu infalivelmente em todos os updates semestrais lançados até agora (mais detalhes na sequência sobre updates problemáticos, iniciada nesta postagem e concluída nesta outra), o 20H1 também suas mazelas. Note que esses problemas não alcançam, necessariamente, todo o universo de usuários do Windows 10, mas têm potencial para dar um bocado de dor de cabeça àqueles que são afetados.  

Até recentemente, quem rodava a versão Home do Win 10 não dispunha de um comando direto para postergar a instalação das atualizações. O jeito era clicar em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Alterar o horário ativo e informar o período durante o qual as atualizações automáticas não deveriam ser instaladas (saiba mais sobre horário ativo seguindo este link). Felizmente, o update semestral de conteúdo que a Microsoft lançou no final de 2019 devolveu aos usuários a possibilidade de gerenciar atualizações (para conferir clique em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update).

Voltando ao May 2020 Update, a Microsoft decidiu bloquear a instalação em alguns PCs, devido a problemas de compatibilidade com softwares e drivers que ainda precisam ser atualizados para suportar essa atualização, e isso inclui maquinas equipadas com Intel Optane Memory. De acordo com relatos de usuários no fórum da Intelno Twitter e no Hub de Feedback do Windows, o sistema exibe uma mensagem de erro relacionada ao software Intel Optane Memory Pinning quando update é instalado (vide figura que ilustra esta postagem).

Tanto a Microsoft quanto a Intel estão trabalhando numa solução para o problema. Portanto, minha sugestão é não baixar o 20H1 manualmente do site da Microsoft. Se você não resistir à tentação, uma, uma solução temporária consiste em abrir o Painel de Controle e clicar em  Programas > Programas e Recursos > Desinstalar um Programa, desinstalar o item "Intel Optane Pinning Explorer Extensions", desativar o Intel Optane no Gerenciador de Dispositivos, reiniciar o computador, habilitar novamente o Intel Optane no Gerenciador de Dispositivos e tornar a reiniciar o PC. 

Se ainda assim a atualização apresentar problemas, retorne à versão anterior usando a opção correspondente no aplicativo Configurações e aguarde até que a Intel ou a Microsoft disponibilize uma atualização do software que seja compatível com essa atualização.

Boa sorte.