segunda-feira, 13 de julho de 2020

WINDOWS FILE RECOVERY — UMA MÃO NA RODA, MAS USAR É QUE SÃO ELAS

EM TEMPO DE FIGOS, NÃO HÁ AMIGOS.

“Excluiu acidentalmente um arquivo importante? Limpou seu disco rígido? Não sabe o que fazer com dados corrompidos? A Recuperação de arquivos do Windows pode ajudar a recuperar seus dados pessoais. Para fotos, documentos, vídeos e muito mais, o Windows File Recovery suporta muitos tipos de arquivos para ajudar a garantir que seus dados não sejam perdidos permanentemente. Recuperando de uma câmera ou cartão SD? Experimente o modo de assinatura, que se estende para além da recuperação NTFS e atende às necessidades do seu dispositivo de armazenamento."
O trecho acima é a tradução do que se pode ler na página que disponibiliza o download do Windows File Recovery — ferramenta de recuperação de arquivos do Windows que a Microsoft está oferecendo gratuitamente para usuários do Windows 10 (build 1904 ou posterior; tampouco há suporte para edições anteriores do sistema, como 8.1 e Seven).
Segundo a mãe da criança, a ferramenta pode ser usada para recuperar fotos, documentos, vídeos perdidos, entre outros arquivos, mas trabalhar com ela não é exatamente um primor de simplicidade. Se você não é exatamente um usuário avançado, terá dificuldades se não seguir atentamente as instruções elencadas nesta página.
Há três modos de recuperação de arquivos: Padrão, Segmento e Assinatura. O primeiro é recomendado para arquivos deletados mais recentemente, tanto em drives de HD convencionais (eletromecânicos) quanto em SSDs (internos ou externos), bem como em unidades flash (pendrives e SD Cards) de 4 GB ou superior. O modo Segmento é indicado para arquivos que foram excluídos há muito tempo ou após o drive ter sido formatado e o modo Assinatura, para situações em que as modalidades anteriores não obtiveram sucesso.
A Microsoft informa que o programinha consegue recuperar arquivos JPEG, PDF, PNG, MPEG, Office, MP3 e MP4, ZIP e muitos outros, e suporta sistemas de arquivos NTFS, FAT, exFAT e ReFS, mas não recupera arquivos em drives virtuais (nuvem) nem via rede — ou seja, use somente para recuperar arquivos que estavam armazenados localmente em hardwares específicos.