segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

CAUTELA E CANJA DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM

A INGRATIDÃO É UM DIREITO DO QUAL NÃO SE DEVE FAZER USO.

Assim como o Windows do seu PC deve receber as atualizações críticas e de segurança fornecidas pela Microsoft (saiba mais nesta postagem), o sistema operacional que controla seu smartphone (e tablet, caso você tenha um) deve ser mantido up to date com as correções/atualizações disponibilizadas pelo Google e pela Apple, conforme o caso.

É fato que nesses aparelhos os aplicativos costumam ser os grandes vilões, daí ser importante baixá-los somente de fontes oficiais (como as lojas do fabricantes do sistema e do aparelho) e atentar para as permissões que os programinhas solicitam no momento da instalação. 

Em caso de suspeita de infecção, varra o sistema com um antimalware responsável. Se nada for encontrado ou se a ameaça não puder ser neutralizada, providencie um backup de seus arquivos importantes e reinstale sistema operacional do computador (ou reverta o dispositivo móvel às configurações originais) e mude suas senhas de email, net banking, Facebook etc. 

ObservaçãoSe o sistema do seu ultraportátil for o Android, acesse Configurações, selecione Backup e reset e escolha redefinir dados de fábrica. No iOS, selecione Configurações > Geral > Redefinir > apagar todo conteúdo e configurações

A melhor defesa contra o spyware — bem como contra os demais malwares — é manter um arsenal de defesa responsável e devidamente atualizado, mas ninguém conseguiu criar um software idiot proof o bastante para proteger o usuário de si mesmo. Portanto, jamais abra anexos recebidos por email (ainda que provenientes de remetentes conhecidos e aparentemente insuspeitos) sem os devidos cuidado, nem tampouco clique em hiperlinks sem verificar para onde eles realmente apontam (na dúvida, não clique).

Ao escolher uma suíte de segurança, certifique-se de que ela ofereça proteção em tempo real, ou seja, que consiga barrar as ameaças antes que elas infectem o sistema, pois removê-las a posteriori pode não ser uma tarefa fácil. Isso sem mencionar que, entre o momento da infecção e a neutralização da praga, um cibercriminoso pode bisbilhotar seus dados e se apropriar de senhas e outras informações confidenciais/pessoais.  

Antivírus que se baseiam apenas em "assinatura" não oferecem proteção adequada, pois não conseguem identificar malwares que ainda não foram incluídos em seus bancos de dados. A versão premium do Malwarebytes é bem conceituada entre os especialistas, de modo que fica a sugestão.