sexta-feira, 22 de outubro de 2021

AINDA SOBRE COMO PROTEGER ELETROELETRÔNICOS DE DISTÚRBIOS DA REDE ELÉTRICA — CONTINUAÇÃO

CANDEIA QUE VAI À FRENTE ALUMIA DUAS VEZES.

Estabilizadores de tensão são capazes de “compensar” as variações de tensão da rede (para mais ou para menos) e custam menos que nobreaks, mas sempre há a possibilidade de um pico de energia de grande amplitude burlar a proteção de seus varistores e danificar os aparelhos que esses dispositivos se destinam a proteger. Mesmo assim, é sempre melhor pingar do que secar. 

Se você pretende comprar um estabilizador, assegure-se de que o modelo seja certificado pelo INMETRO e conte com recursos como desligamento automático (que protege os eletroeletrônicos quando e se um pico de energia supera a tensão máxima de operação), proteção térmica adicional contra sobrecargaaumento da faixa de tensão de entrada (45% em redes 127 V e 40% em 220 V) e sensor de potência (que desliga o aparelho caso os equipamentos superem sua capacidade de proteção).

Nem tudo que é caro é bom, mas o que é bom tende a ser mais caro. Portanto, além do preço, avalie o peso do estabilizador: modelos eficientes têm mais componentes internos, o que os torna mais pesados. Mas até o melhor estabilizador do mercado deixará você na mão durante um apagão (ocorrência bastante comum durante tempestades de versão). 

Além de contar com um estabilizador nativo, o nobreak dispõe de baterias que alimentam o computador por um período que varia conforme o modelo e os dispositions a ele conectados, mas esse intervalo costuma ser suficiente para o usuário salvar seu trabalho, fechar os aplicativos de encerrar o Windows com segurança.

Nobreaks online, também conhecidos como UPS — sigla de "fonte de alimentação ininterrupta", em inglês —, dispõem de retificadores, inversores e bancos de baterias. O bloco retificador “corrige” a rede elétrica e carrega as baterias; a tensão, uma vez retificada, alimenta o bloco inversor, que alterna a tensão novamente para a carga. Quando há energia na tomada, as baterias são mantidas em carga lenta, e o computador é alimentado via inversor. Durante um apagão, as baterias passam a alimentar (também via inversor) o computador e os demais aparelhos conectados ao nobreak.

Da feita que tensão é retificada e filtrada logo na entrada e a alimentação, provida através do circuito inversor, as versões UPS eliminam a maioria dos distúrbios da rede elétrica, já que suas baterias funcionam como um grande capacitor. Modelos offline custam mais barato, mas só proveem proteção eficiente quando não há energia na tomada (situação em que o computador é alimentado diretamente pelas baterias).

Quanto maior a autonomia, mais caro é o nobreak. De modo geral, 15 minutos são suficientes para você terminar seja lá o que estiver fazendo e desligar o computador com segurança. Modelos mais parrudos mantêm tudo funcionado por horas a fio (dependendo da quantidade de energia exigida pelo conjunto de dispositivos ligados a eles, naturalmente), mas o preço não costuma ser compensador para quem precisa do aparelho para uso doméstico.