Dizem que sempre achamos o que perdemos no último lugar em que procuramos (talvez porque paramos de procurar depois que encontramos seja lá o que for). Guardadas as devidas proporções, esse "axioma" se aplica ao Windows, que sempre foi um sistema altamente personalizável. os usuários a explorar a fundo as novidades trazidas por cada nova versão.
Se o Win10 fosse um iceberg, 99% dos usuários só conheceriam sua porção emersa, embora saibamos que a parte submersa das montanhas de gelo é muito maior. E mais: 9 de cada 10 usuários não veem a hora de migrar para o Windows 11, a despeito de usarem somente os recursos que lhes pulam no colo quando ligam o computador. Mas não custa saber que:
- No Windows 10, um clique direito no botão Iniciar convoca um "segundo menu iniciar", mais rápido e intuitivo do que a versão com que estamos acostumados.
- Um clique na barrinha vertical localizada na extremidade direita da Barra de Tarefas minimiza todas a janelas a um só tempo, permitindo visualizar a área de trabalho.
- Se ativarmos a função Espiar (clicando em Iniciar > Configurações > Personalização > Barra de Tarefas), obteremos esse mesmo resultado simplesmente pousando o ponteiro do mouse sobre a tal barrinha.
- Para deixar a Barra de Tarefas mais "minimalista", dê um clique direito num ponto vazio da barra, selecione “Pesquisar” e marque a opção "Oculto" ao invés de "Mostrar ícone de pesquisa".
A Microsoft "esvaziou" o tradicional Painel de Controle (que acompanha o Windows desde as mais priscas eras) ao remanejar para a tela das Configurações a maioria das funções que eram disponibilizadas pelo dito-cujo. Mas ele continua presente no Win10. Para acessá-lo:
- Pressione o atalho Win+R, digite “control” (sem as aspas) na caixa de diálogo do menu Executar e clique em OK (ou pressionar a tecla Enter).
- Outra maneira (mais simples) é digitar “painel” (também sem as aspas) na caixa de pesquisas da Barra de Tarefas e clicar em OK (ou pressionar Enter).
Um upgrade de versão do Win10 eliminou o atalho que permitia acessar o Painel de Controle através das opções avançadas do menu Iniciar. Para trazê-lo de volta é preciso fazer uma incursão pelo Registro do Windows. A boa notícia é que existem alternativas menos trabalhosas e que não oferecem riscos. Vejamos uma delas:
- Clique em Iniciar > Configurações > Personalização > Temas;
- — Role a tela até Configurações Relacionadas e clique no link Configurações de ícones de área de trabalho;
- — Na janelinha que se abre em seguida, assinale a caixa de verificação ao lado da opção Painel de Controle.
- Feito isso, basta pousar o cursor sobre o atalho e, mantendo o botão esquerdo pressionado, arrastar o dito-cujo e soltá-lo no local desejado da Barra de Tarefas, a partir de onde você poderá abrir o Painel de Controle sempre que precisar.
Continua...