terça-feira, 14 de dezembro de 2021

WINDOWS 10 — E AINDA OUTRAS DICAS QUE VALE A PENA VOCÊ CONHECER

CONFIE, MAS CONFIRA.

Você pode escolher como quer que o Win10 lhe apresente notificações. Para isso, abra o menu Iniciar, clique em Configurações > Sistema > Notificações e Ações e faça os ajustes no campo Notificações

Conforme foi explicado num dos capítulos anteriores, é possível desativar as notificações. Se algum app estiver “incomodando” muito, clique no ícone de configuração ao lado da notificação e silencie o dito-cujo (se quiser reverter essa ação mais adiante, basta clicar em Configurações > Sistema > Notificações e Ações).

Um recurso que muita gente desconhece é a possibilidade de "sacudir" uma janela para minimizar todas as demais. Basta pousar o ponteiro do mouse no topo da janela que se quer manter e movimentá-lo rapidamente para cima e para baixo.

Microsoft inclui anúncios de forma “disfarçada” no menu Iniciar. Se isso o incomoda, clique em Configurações > Sistema > Notificações, digite “Mostrar Sugestões ocasionalmente em Iniciar” na barra de buscas, desative a opção “Mostrar Sugestões ocasionalmente em Iniciar” e dê adeus aos anúncios.

Para inserir emojiskaomojis e símbolos em emails, documentos, mensagens etc., posicione o cursor do mouse sobre o ponto de inserção desejado, pressione as teclas Win+. (ponto) simultaneamente e clique na figurinha desejada. As figuras ficam separadas por categorias, que podem ser alternadas via tecla Tab. Esse recurso funciona em qualquer programa com entrada para textos, como o WordBloco de NotasMailOutlooknavegadores, etc., mas algumas figurinhas podem ficar em preto e branco em determinados aplicativos.

Abrir aplicativos a partir do menu Iniciar é um hábito que a maioria dos usuários do Windows cultiva desde sempre, até porque é para isso que a lista de programas serve. No entanto, é mais fácil convocar programas usados com frequência por meio do "lançamento rápido" da Barra de Tarefas. Basta pressionar a tecla Windows combinada com o número correspondente à posição que o programa desejado ocupa na barra. Tomando como exemplo a figura acima, Win+1 abre o Explorador de arquivos, Win+2 abre o Outlook, Win+3 abre o Windows Mail, Win+4 abre o Firefox, e assim por diante.

Quando um aplicativo está em execução, clicar no ícone que o representa na Barra de Tarefas minimiza sua janela. Se quiser abrir uma nova instância do programa, pressione as teclas Shift+Win junto com a que representa o número correspondente à posição ocupada pelo programa na Barra. Note que você pode obter esse mesmo resultado mantendo a tecla Shift pressionada e clicando no botão do programa na Barra — ou clicando sobre ele com o botão do meio do mouse (nesse caso não é preciso pressionar Shift).  

Já que falamos no mouse, um clique direito sobre o ícone de um arquivo convoca um menu de contexto que oferece diversas possibilidades, entre as quais as mais utilizadas são "copiar" e "recortar". Mas se você mantiver a tecla Shift pressionada durante o clique direito, o menu incluirá opções adicionais, como copiar o caminho de uma pasta diretamente para a área de transferência, enviar um ou mais arquivos para uma infinidade de outras pastas sem precisar ficar procurando por elas, e por aí vai.