sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

ANDROID — DICAS DE CUSTOMIZAÇÃO (CONTINUAÇÃO)

ALGUMAS PESSOAS INSISTEM NO MESMO ERRO, OUTRAS SEMPRE DESCOBREM NOVOS ERROS PARA COMETER.

Customizar a tela inicial do smartphone facilita a navegação e agiliza a execução de tarefas no Android. Para isso, toque numa área vazia da tela, selecione "Widgets", escolha o item e, mantendo o dedo sobre ele, arraste até a posição desejada.
 
Observação: O termo "widget" provém da junção de "window" (janela) e "gadget" (dispositivo), e designa uma interface gráfica criada para simplificar o acesso a serviços e funções do sistema sem que o usuário tenha necessariamente de rodar a aplicação para realizar determinada tarefa. Os widgets apresentam formas, tamanhos e funções distintas; alguns podem preencher a tela inicial, outros ocupam bem menos espaço, mas muitos deles têm tamanho ajustável.
 
Para redimensionar o tamanho do widget, pressione levemente sua interface e deslize os dedos para estender ou reduzir a figura. Para remover, pressione o atalho e toque no ícone da lixeira ou arraste-o para cima até a seção "Remover", da mesma forma como se faz com um app. 
 
Os launchers são programas capazes de mudar ícones, papéis de parede, atalhos, widgets e vários outros aspectos do Android, de modo a permitir que o usuário personalize a interface do sistema. Há vários launchers gratuitos na Google Play Store, inclusive um que deixa o Android com a "cara do iPhone" Após baixar o launcher desejado, conceda as permissões requeridas e abra a guia “Make Default Launcher” para torná-lo o inicializador padrão do Android. A partir daí, a aparência do sistema muda automaticamente, mas ainda é possível fazer outras personalizações na tela inicial.
 
O Google atualiza o Android a cada 12 meses (em média), mas isso não significa que seu smartphone continuará recebendo atualizações indefinidamente 
— o suporte às novas versões varia conforme a marca/modelo e a data do lançamento do aparelho. Um modelo lançado cinco anos atrás já não recebe atualizações de versão, mas continua recebendo atualizações de segurança para a versão do sistema na qual ele "estacionou". Como não existe uma padronização entre os fabricantes, é importante verificar a data de lançamento do modelo que você tenciona comprar, de modo a descobrir por quanto tempo mais ele continuará recebendo atualizações. No caso da Samsung, os smartphones costumam ter 3 anos de atualizações de versão e 4 anos de atualizações de segurança. 
 
O Android permite atualizar apps de forma manual ou automática. Para ativar a atualização automática, entre na Play Store, toque na sua foto de perfil e, em "Configurações", selecione "Preferências de rede" > "Atualizar apps automaticamente". Para economizar dados móveis, é recomendável escolher "Somente por Wi-Fi"
.