terça-feira, 7 de março de 2023

AINDA SOBRE O ANDROID 13

NÃO HÁ GRAUS DE VAIDADE, APENAS GRAUS DE HABILIDADE EM DISFARÇÁ-LA.

 

Lançado no segundo semestre do ano passado, o Android 13 trouxe algumas mudanças não muito óbvias, mas inegavelmente úteis. Uma delas é a visualização dos apps que estão rodando em segundo plano. 

Uma plataforma como o Google Maps, por exemplo, pode utilizar a localização do aparelho e manter o aplicativo ligado mesmo depois de fechado. Com a atualização do sistema, um indicador exibido no painel de Configurações rápidas permite checar os programas em atividade e parar os que não forem necessários, de modo a economizar bateria e processamento.
 
O novo painel de privacidade permite conferir as permissões usadas pelos apps nos últimos sete dias — como localização, câmera e microfone, etc. O recurso já existia no Android 12, mas era limitado às últimas 24 horas. Agora, após identificar os serviços que estão devorando recursos, pode-se utilizar o painel para revogar cada uma das permissões concedidas previamente.
 
O Android 13 esvazia a área de transferência de hora em hora, evitando que dados confidenciais fiquem armazenados por tempo indeterminado e sejam acessados por aplicativos maliciosos, além de contribuir para o desempenho do sistema e autonomia da bateria.
 
No Android 12, as cores do plano de fundo eram aplicadas em todo o celular, inclusive nos ícones de aplicativos. Na nova versão, todos os ícones poderão ser combinados com o wallpaper, garantindo um visual ainda mais organizado.
 
O “Modo hora de dormir”, que já permitia interromper notificações após um determinado horário, conta agora com novas opções, como o escurecimento do papel de parede, a redução do brilho da tela e a ativação do modo escuro em todo o sistema.