terça-feira, 16 de maio de 2023

QUANDO A ALMA DO NEGÓCIO VIRA EGUN MAL DESPACHADO

TUDO QUE É DEMAIS ENCHE!

Dizem que "propaganda é a alma do negócio", sobretudo na Web, onde serviços e apps gratuitos se monetizam através da publicidade. Mas tudo em excesso faz mal (até água), e uma miríade de pop-ups se sobrepondo à janela do navegador não só enche o saco como sugere uma possível infeção por adwares.
 
Pode-se inibir os anúncios — tanto no Android quanto no iOS — abrindo o Chrome, colando na barra de endereço "adssettings.google.com/authenticated" (sem aspas) e, em "Personalização de anúncios", desligando a chave e clicando em "Entendi" (para reativar anúncios personalizados, basta tocar na chave cinza para deixá-la novamente na cor azul).
 
Observação: Com a personalização dos anúncios do Google ativada, você pode ajustar os parâmetros da sua conta deslizando a tela para baixo. Em "Como seus anúncios são personalizados", pode desativar uma personalização tocando sobre ela e, em seguida, em "Desativar" (confirme a operação e repita o procedimento com todas as categorias de propaganda que você deseja desativar). O Google lhe informará que os anunciantes ficarão inativos por pelo menos 90 dias, donde a necessidade de refazer o procedimento a cada 3 meses. 
 
Concluída essa etapa, desça pela tela até encontrar o item "O que você desativou". Em "Categorias sensíveis de anúncios no YouTube" — que reúne temas como bebidas alcoólicas, encontros, jogos de azar, gravidez e criação de filhos e perda de peso —, desative anúncios tocando em "Ver menos" e confirmando em "Desativar" (para voltar a ver anúncios sobre este tema no YouTube, toque em "Permitir" e confirme tocando novamente em "Permitir"). 
 
Não custa lembrar que smartphones são dispositivos computacionais ultraportáteis e, por conseguinte, precisam da proteção de suítes "Internet Security". As melhores opções custam cerca de R$ 20 por mês, mas há versões freeware que, a exemplo das ferramentas de segurança freeware para PC, cumprem seu papel, embora ofereças menos recursos e soterrarem os usuários sob uma montoeira de anúncios.

Observação: Apps de segurança para smartphones ajudam a inibir a exibição de propaganda e são especialmente úteis no combate a adwares — que costumam pegar "pegar carona" na instalação de softwares legítimos. O Norton Mobile Security, que oferece uma vasta gama de ferramentas, tem boa integração com outros dispositivos e custa menos que um quilo de carne de segunda.