domingo, 10 de março de 2024

VIAGEM AO PASSADO NAS ASAS DO JAMES WEBB

SE DEUS E O DIABO SÃO ACEITOS COMO A PRIMEIRA CAUSA DE TUDO QUE ACONTECE NO MUNDO MORTAL, NADA É DEIXADO À SORTE, E A LÓGICA PODE SER JOGADA PELA JANELA.

No mais importante dos cinco depoimentos que prestou à PF até agora, o ex-esbirro de Bolsonaro confirmou a participação do ex-chefe e de militares na trama do golpista, detalhou a tentativa de anulação das eleições e o plano de prender autoridades que agora podem apontar ao ex-presidente o caminho da prisão. Mesmo assim, o mico continua mito dos descerebrados da direita radical. Aliás, o eleitorado brasileiro está com a polarização e não abre. As tentativas frustradas de 2018 e 2022 levaram a um desânimo paralisante. Houve incompetência por parte dos artífices de possíveis alternativas e uma forte campanha contra. Por errarem muito e acabarem se perdendo, os assim chamados "isentões" levaram o centro a um looping de profecias autorrealizáveis. Pôr um ponto final nesse círculo vicioso é fundamental, mas demanda vontade e empenho, atributos dos quais não se vislumbram sinais. Todos parecem acomodados aos ditames das paixões num ambiente confortável, mas improdutivo às necessidades de evolução da cena política nacional. 
Triste Brasil.

Com os dados do Telescópio Espacial James Webb, a NASA divulgou um vídeo com detalhes das galáxias primitivas. A iniciativa reúne dados sobre galáxias e outras estruturas cósmicas em uma região específica do espaço, conhecida como Extended Groth Strip, e é parte de um projeto chamado Cosmic Evolution Early Release Science, cujo principal objetivo é entender como as galáxias evoluíram ao longo do tempo cósmico e como se formaram e cresceram a partir do período inicial do universo.
 
Após meses de observações, os dados foram usados para criar uma visualização 3D que mostra essas 5.000 galáxias, aproximadamente. No canal do YouTube do James Webb, a NASA explica que, conforme a câmera se afasta do nosso ponto de vista, cada segundo equivale a voltar 200 milhões de anos-luz rumo ao passado, numa maravilhosa viagem no tempo.
 
As mudanças na aparência das galáxias refletem o fato de que os objetos mais distantes são vistos em épocas anteriores, quando os aglomerados de estrelas eram menos desenvolvidos. O vídeo termina na Galáxia de Maisie, que se formou cerca de 390 milhões de anos depois do Big Bang. Vale a pena conferir.